Eventos


Visita da Fundação Catarinense de Educação Especial – FCEE ao Laboratório de Anatomia do IES

Nos dias 09 e 10 de Junho de 2014, recebemos nas dependências do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis, cerca de 50 crianças com deficiência auditiva da FCEE- Fundação Catarinense de Educação Especial.

O objetivo da visita foi promover um conhecimento Global sobre o corpo humano.

Os alunos foram auxiliados pelos acadêmicos de Fisioterapia  e Enfermagem e também  pela professora Kátia Motta (Enfermagem FASC) e tiveram a oportunidade de explorar o Laboratório de Anatomia o "deslumbrante mundo do corpo humano".

Agradecemos a visita!


Visita ao Conselho Regional de Administração de Santa Catarina

No dia 08 de Maio os alunos do 5º semestre do Curso Administração visitaram as instalações do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina CRA/SC acompanhados pelo Prof. Luiz Ricardo Espíndola e pelo Coordenador do curso Prof. Fabricio Haubert.  

O objetivo da visita foi aprofundar os conhecimentos dos alunos referente a profissão do Administrador bem como área de atuação e mercado de trabalho. Na ocasião, os alunos também puderam conhecer a estrutura e funcionamento do CRA/SC.


Alunos de Administração visitam o Lar de Acolhimento Orionópolis.

No dia 10 de Maio de 2014, os alunos da 4° fase do curso Superior de Gestão de Recursos Humanos do Instituto de Ensino Superior da grande Florianópolis - IESGF, realizaram uma visita beneficente ao Lar de acolhimento Orionópolis.

Neste dia, alem de vistas descontraídas em todos os dormitórios da instituição, foram entregues doações de alimentos arrecadadas pelos alunos do curso.


Visita a casa de idosos Lar de Zulma

Foi realizada pelos acadêmicos do 8º semestre , do Curso de Ciências Contábeis do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis – IESGF – projeto intitulado “Responsabilidade e Ação Social: a integração da Instituição com a Comunidade”, realizada no dia 31 de maio de 2014, às 14h30, no Lar de Zulma, na localidade de Campinas, em São José. A atividade é objeto das atividades complementares e da CPA.

A referida visita, com o objetivo de realizar ação social, foi repassar alguns produtos de alimentação, higiene e necessidade básica aos idosos, como forma de doação pela turma em, demonstrando a importância da participação dos alunos no processo de responsabilidade social desta ação, sendo considerado um sucesso por todos como projeto de extensão.

Por derradeiro, o objetivo do Projeto é contribuir com a inclusão social, integrar a Instituição e os Acadêmicos com a Comunidade, onde está inserida, bem como despertar nos alunos envolvidos, a importância das atividades, que visam a inclusão social.


Palestra com o Presidente do CRC/SC, Adilson Cordeiro

Foi realizada no dia 14 de maio de 2014, das 19h15 às 20h30 minutos, para os alunos da primeira fase, do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IESGF, palestra com o empresário contábil e Presidente do CRC/SC, Adilson Cordeiro.

O palestrante iniciou sua palestra enfatizando a importância do profissional contábil para a Empresa, Estado e Sociedade, bem como as perspectivas da profissão contábil e os novos rumos que a Contabilidade avança, através das mudanças com o Sped Contábil (Escrituração Digital), as Normas Internacionais, notas fiscais eletrônicas, entre outras alterações na área contábil.

Por derradeiro, mencionou que a profissão ganha destaque ainda maior frente às mudanças que estão ocorrendo, em razão da implementação da convergência às normas internacionais de contabilidade (IFRS) e do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que têm um impacto direto no dia-a-dia das empresas.


Projeto da disciplina de Elaboração e Análise de Projetos

Mais um projeto da disciplina de Elaboração e Análise de Projetos sendo executado!

Os alunos Juliana Araujo Régis, Cintia Luiz, Margarete Oliveira, Bruno Petri, Rafael Petri e Camila Andrade da 5° fase do curso de Administração, fizeram a Páscoa das crianças do CENTRO DE EDUCAÇÃO E TREINAMENTO ESPERANÇA - CETE em barreiros muito mais doce.

Parabéns a Todos pelo projeto.


Projeto de Extensão: Visita e palestra no CRC/SC aos alunos da 1a. fase do Curso de Ciências Contábeis da IESGF

Foi elaborado Projeto de Extensão pela Coordenação de Curso, em que foi agendado visita e Palestra, exclusivamente aos acadêmicos (as) do Curso de Ciências Contábeis, do primeiro semestre, do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis, ao Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, em Florianópolis/SC.

Iniciou-se tal visita às 10 horas, chegada ao Conselho onde houve a recepção aos discentes por parte da Coordenação de Curso, bem como dos representantes legais do Conselho. Após, por volta das 10h15 minutos foi feita a visita aos setores do Conselho pelo Diretor e Contador do CRC/SC, Sr. Cláudio Petronilho, que apresentou os setores de fiscalização, jurídico, contabilidade, compras, cobrança, atendimento, biblioteca, auditório, salas de treinamento. Já às 11h15 minutos, foi proferida palestra sobre a importância da profissão contábil, pela Conselheira e contadora Rúbia Magalhães Halbert. Por derradeiro, às 12h15 minutos, houve o encerramento da visita, com fotos para o Jornal do CRC/SC e distribuição de material e certificado da palestra aos acadêmicos.


Palestra com Sérgio Faraco - O Contador e seu Desafio nas Organizações

Foi realizada no dia 15 de abril de 2014, para os alunos da 1ª fase do curso de Ciências Contábeis, palestra com o Conselheiro Federal do Conselho Federal de Contabilidade e empresário contábil Sérgio Faraco, com o tema o Contador e seu Desafio nas Organizações.

Foi apresentado pelo palestrante aos acadêmicos, os desafios que o mercado espera do novo contador, que deverá estar sempre atualizado. Descreveu as alternativas mercadológicas de investimentos, na carreira de contabilista, tanto no âmbito do setor privado como público. Comentou acerca das mudanças na área contábil, a evolução que passa a contabilidade em suas mudanças, bem como da situação atual da profissão do contador no país, que cada vez mais se torna indispensável sua capacidade, competência e habilidade.

Fez menção acerca da responsabilidade do contabilista, que deverá no uso de suas atribuições enquanto profissional, usar a ética em seu trabalho e na sociedade, que cada vez, está mais exigente.

Afirmou que o mercado para o contabilista, suas opções, são muitas, desde concurso público, seja para carreira de fiscal de tributos municipais, estadual ou federal, contador da receita federal, do Estado (Secretaria da Fazenda) ou do município, Tribunal de Contas, Auditor ou perito judicial. Caso queira mais opções, poderá abrir Escritório de Contabilidade; trabalhar empresa privada, licitações, etc.

Por derradeiro, comentou sobre sua vivência enquanto gestor e empresário contábil, carreira de sucesso, apresentando os incentivos e a motivação que deve se ter na carreira de contabilista.


Campeonato de Ataque e Defesa - IESGF 

O IESGF promoveu no dia 26 de Abril de 2014, o I Campeonato de Ataque e Defesa. O evento foi organizado pela coordenação (Profa. Ana Paula da C.C. da Silva) e Prof. Patryck Ramos Martins, contando ainda com a colaboração dos professores Magnos Roberto Pizzoni, Osmar da Cunha Filho e Paulo Sérgio Horst.

Os alunos do CST em Redes de Computadores constituíram duas equipes:

DEFESA
Aldo Adriano Goncalves Lima - 4a fase
Alessandra Leandro de Oliveira - 3a fase
Deivid Andrade - 3a fase
Geovane Amilton de Souza - 2a fase
Gisely Silva Folster Raymundo - 3a fase
Guilherme Belletti Junior - 2a fase
Jonata Acordi - 4a fase

ATAQUE
Diego Andrade Silva - 2a fase
Ednei Gustavo de Souza - 1a fase
Gabriel Andre Cardoso - 3a fase
Mariane Almeida - 3a fase

A equipe Ataque contou ainda com a colaboração dos alunos Luiz Gustavo Miranda e Luiz Gustavo Brognoli, calouros de Ciência da Computação/IESGF.

Disponibilizado tempo prévio para preparação dos equipamentos e serviços, as equipes aplicaram metodologia e ferramentas específicas, buscando a segurança da rede e a  preservação da sua integridade.

Com o Slowloris, software de ataque Ddos, a equipe Ataque conseguiu o intento de bloquear o serviço da defesa às 12h45. Logo, a equipe Ataque foi declarada vencedora do Campeonato, comemorando com muita festa e, obviamente, aproveitando a supremacia do momento frente à equipe Defesa. Esta já está pensando na próxima edição, que deverá ocorrer em agosto, para a revanche!

Os alunos apresentaram boa performance na conjugação da teoria e da prática em redes de computadores, dentro do esperado pelos professores.  Pode-se observar a disposição de cada um dos envolvidos para trabalhar em equipe, sujeitar-se a mudanças no rumo das ações, sempre fundamentadas no saber tecnológico.

Aos Alunos, Professores, Coordenação Pedagógica e Direção/IESGF, agradecemos a colaboração e apoio para a realização deste evento.


Projeto Peti

Os Alunos da 5ª fase do curso de Administração realizaram no dia 14/04/14 a execução do projeto elaborado na disciplina de Elaboração e Análise de Projetos. O projeto teve como objetivo levar mais alegria para as mais de 250 crianças que participam do Projeto PETI, qual fica localizado na Palhoça SC.

Para a execução do projeto os alunos utilizaram muitas disciplinas do curso, tais como gestão da produção, gestão financeira, e Gestão de projetos.

Parabéns a todos os envolvidos!


Projeto – Avaliação em Fisioterapia

O projeto “Avaliação em Fisioterapia” foi realizado pela professora Cintia Vieira Queriquelli, no dia 29 de março de 2014 aos da 2ª e 3ª fases do curso de Fisioterapia.
Com o objetivo de aprofundar o conhecimento prático em avaliação músculo-esquelética, e abordar as especificidades da avaliação palpatória e demais avaliações complementares, foram realizados métodos de avaliação em fisioterapia, como: palpação óssea e de tecidos moles, testes de mobilidade articular, testes de força muscular e testes especiais para a realização de diagnósticos funcionais dos membros superiores.
Os alunos tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos práticos em avaliação, área de extrema importância para a realização de tratamentos eficazes.


Visita ao Lar dos Velhinhos de Zulma

Foi Realizado no dia 29 de Março 2014 pelos alunos do curso de Recursos humanos uma visita beneficente ao Lar dos Velhinhos de Zulma. Na ocasião foram entregues doações de alimentos e materiais de Limpeza.
Foi uma tarde de muita conversa, e distração com os idosos.


Palestra: Importância da Leitura

Nos dias 24 e 25 de Fevereiro de 2014, os alunos dos cursos de Administração e Recursos Humanos prestigiaram a palestra do Sr José Lauro Fernandes Sobre a Importância da Leitura.

Trata-se de uma palestra com dois objetivos claros e, de fundamental importância para alunos de quaisquer cursos de graduação. O primeiro deles tem o objetivo de tentar transformar alunos regulares em "alunos leitores contumazes".

Para tanto, foram utilizados dados sobre educação lastreados em informes do MEC e, por vezes, do INEP além de pesquisas do IBOPE. Desta forma foi demonstrado de uma maneira agradável - mas contundente -  a defasagem existente entre o aluno leitor e o aluno que meramente se preocupa apenas com sua própria graduação.

As diferenças entre um aluno leitor e um não leitor recebem ênfase específica ressaltando-se o posterior desenvolvimento profissional de cada um e as vantagens que poderão obter simplesmente adotando o hábito da leitura. A segunda meta da palestra foi criar também a necessidade de uma melhora imediata na produção de textos da plateia.

Assim sendo o palestrante falou, de maneira abreviada sobre os três gêneros clássicos da produção de texto com atenção especial para a dissertação. São mostradas maneiras simples e eficazes de se conseguir vocabulário adequado, concisão, clareza, pertinência ao tema e argumentação.

Finalmente, dentro do âmbito restrito de uma simples palestra, foi proporcionado aos alunos a possibilidade de produzir uma dissertação em conjunto onde fica claro que, com métodos aprendidos e aplicados, qualquer um deles irá melhorar - e muito- a divulgação de suas ideias por escrito.


Visita dos Acadêmicos de Ciências Contábeis ao CRC/SC

Foi elaborado Projeto de Extensão pela Coordenação de Curso, em que foi agendado visita e Palestra, exclusivamente aos acadêmicos (as) do Curso de Ciências Contábeis, do primeiro semestre, do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis, ao Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, em Florianópolis/SC. 

Iniciou-se tal visita às 10 horas, chegada ao Conselho onde houve  a recepção aos discentes por parte da Coordenação de Curso, bem como dos representantes legais do Conselho. Após, por volta das 10h15 minutos foi feita a visita aos setores do Conselho pelo Contador e colaborador do CRC/SC, Sr. Cláudio, que apresentou os setores de fiscalização, jurídico, contabilidade, compras, cobrança, atendimento, biblioteca, auditório, salas de treinamento. Já às 11h15 minutos, foi proferida palestra sobre a importância da profissão contábil, pela Conselheira e contadora Rúbia. Por derradeiro, às 12 horas houve o encerramento da visita, com fotos para o Jornal do CRC/SC e distribuição de material e certificado da palestra as acadêmicas.


Palestra com Ildemar Cassias Pereira

Foi realizado, no dia 19 de novembro de 2013, das 19h15 às 22h00, na Av. Prefeito Osmar Cunha, 260, Ed. Royal Business Center, 8º andar – Centro - Florianópolis/SC, para os alunos (as) da segunda fase, do Curso de Administração, do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis – IESGF - palestra com Ildemar Cassias Pereira, que é Administrador de Empresas; Consultor de Empresas; Diretor de Desenvolvimento Institucional do Conselho Regional de Administração de SC; Conselheiro Titular do Conselho Regional de Administração de SC.

O palestrante iniciou sua palestra enfatizando a importância do profissional da Administração para as organizações, Estado e Sociedade, bem como as perspectivas da profissão e os novos rumos que a Administração segue, através das mudanças.

Enfatizou a importância da profissão, bem como a área que o administrador pode atuar, tanto como dono do próprio negócio ou trabalhar em empresas, inclusive Empresas Multinacionais, instaladas no Brasil.

As áreas são: Administração Financeira; Marketing; orçamento; Material, Produção; Pessoal (Recursos Humanos); Organização, Sistemas e Métodos; áreas afins, tais como: Hospitalar; Comércio e Exterior; Hotelaria; Turismo; Rural; Informática, etc.

Por derradeiro,mencionou que a profissão ganha destaque ainda maior, frente à necessidade na contratação de Administradores, tendo em vista que atualmente existem registrada na Junta Comercial do Estado de Santa Catarina mais de quinhentas mil empresas, e o Conselho Regional de Administração de Santa Catarina, tem, aproximadamente, apenas vinte mil administradores registrados, ou seja, está faltando administradores para atuar no mercado de trabalho, nas empresas privadas e públicas.


Palestras no Auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina

Foram realizadas no dia 04 de novembro de 2013, das 19h15 às 22h00, no Auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, palestras para os alunos do Curso de Ciências Contábeis. A primeira foi com  o Prof. Neri Muller, Empresário contábil e Docente, proprietário do Escritório contábil New Contabilidade, o tema  foi : A importância da Contabilidade e do Planejamento Contábil Tributário para as Empresas.

Foram abordados aspectos importantes acerca da contabilidade, de forma a proporcionar um parâmetro do que se espera de um moderno contador, bem como uma  visão prática dos requisitos indispensáveis para o acompanhamento e transparência do contabilista na empresa. Mencionou ainda a importância do planejamento tributário para as empresas, para que ela possa planejar suas receitas e despesas para o ano seguinte.

Já a segunda palestra, com o Contador público e professor universitário, Luciano Jorge Konescki, palestrou sobre a Nova Contabilidade Pública e Governamental, as mudanças que ocorreram recentemente e que é necessário a atualização por parte dos contadores que estão inseridos no setor público e privado.


Visita ao Lar de Acolhimento Vinde a Mim as Criancinhas

Os alunos do curso de Recursos Humanos demonstraram que têm muita atitude e sabem lidar com pessoas.
Nos últimos dias 08 e 09 de Novembro, os acadêmicos da 3° e 4° fase realizaram visitas beneficentes ao lar de acolhimento Vinde a Mim as Criancinhas localizada no Bairro Ipiranga no município de São José.

Nestes dias além de oferecer um saboroso lanche para as crianças, foram realizadas diversas brincadeiras. Na ocasião, os alunos ainda fizeram doações de alimentos para o lar.


III MARATONA IESGF DE PROGRAMAÇÃO

Ocorreu no dia 26 de outubro de 2013 a 3ª Maratona IESGF de Programação, evento que visa incentivar a participação e integração de alunos e professores dos cursos Ciência da Computação e Tecnologia em Redes de Computadores oferecidos pela IESGF. A Maratona atua mais especificamente na área de programação em linguagens diversas, como C++, C Sharp e Java. 

Sob a orientação dos professores Magnos Roberto Pizzoni e Osmar da Cunha Filho, os alunos participaram pela manhã do "esquenta", onde se ambientam com o tipo de tarefas contempladas e com o sistema reproduzido, que segue as indicações da Sociedade Brasileira de Computação em evento de mesma natureza. As atividades avaliativas foram desenvolvidas no período da tarde. 

Nesta edição, a equipe vencedora foi a Commit, integrada pelos alunos Jhonny William de Abreu, Joel Vidal e Matheus Henrique Caiser Barrozo.
A entrega da premiação à equipe vencedora ocorreu no dia 06 de novembro de 2013, junto ao III EATEC, Encontro Acadêmico de Tecnologia do IESFG.


Palestra sobre empreendedorismo

O perfil do empreendedor foi desmistificado com uma conversa descontraída e muito contagiante no dia 24 de outubro , para os alunos da 5° e 6° fase do Curso de Administração. O proprietário da empresa Neto Eventos e Presidente do Florianópolis Convention Bureou, mostrou aos alunos que é possível tornar-se empreendedor de sucesso, no entanto é preciso muita garra, trabalho e principalmente acreditar em seu sonho. Eugênio Neto ainda ressaltou que é preciso dedicar-se e ainda qualificar-se para obter o sucesso desejado.


Projeto: "Responsabilidade e Ação Social"

Foi realizada pelos acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis, juntamente com a  Coordenação do Curso de Ciências Contábeis, do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis – IESGF – o projeto intitulado “Responsabilidade e Ação Social”, dos acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis: a integração da Instituição com a Comunidade”, realizada no dia 26 de outubro de 2013, as 09h00, na Casa Santa Maria dos Anjos, na localidade de Caminho Novo, em Palhoça. A referida atividade é objeto das atividades complementares e da CPA.

A referida visita, com o objetivo de realizar ação social, foi repassar alguns cobertores doados pelos alunos e comunidade, também alguns produtos de alimentação, higiene e necessidade básica aos idosos, como forma de doação pela turma em epígrafe, demonstrando a importância da participação dos alunos no processo de responsabilidade social desta ação, sendo considerado um sucesso por todos.

Por derradeiro, o objetivo do Projeto é contribuir com a inclusão social, integrar a Instituição e os Acadêmicos com a Comunidade, onde está inserida, bem como despertar nos alunos envolvidos, a importância das atividades, que visam a inclusão social.


Semana Global de Empreendedorismo IES

Na Semana Global do Empreendedorismo Os alunos da 6° fase de Administração apresentaram os Planos de negócio desenvolvidos durante a Disciplina de "Empreendedorismo e Plano de negócios", utilizando a ferramenta Canvas.

Parabéns a todos pela criatividade, pois realmente desenvolverem excelentes planos!


Um dia no campus

No dia 25 de outubro de 2013, nas dependências do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis, ocorreu o Evento: Um dia no Campus, este teve como objetivo proporcionar ao alunos do último ano do ensino médio , maior conhecimento sobre algumas profissões.

O Evento foi feito no período matutino, teve duração de 3 horas e contou com  cerca de 360 alunos de escolas da rede pública da região, estes tiveram  a oportunidade  de vivenciar  e conhecer atividades desenvolvidas em diversas áreas, tais como: Direito, Administração, RH, Engenharia, Ciências Contábeis, Ciência da Computação , Redes de Computadores, Fisioterapia, Enfermagem e ainda durante a visita degustaram um delicioso lanche e um momento de descontração com DJ.

Para aqueles que tinham interesse e ainda dúvidas em que carreira seguir , puderam realizar também um teste vocacional, Aproveitamos para agradecemos a todas as escolas e aos aluos que estiveram presentes no evento.


Semana Nacional de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Ocorreu entre os dias 27 de outubro a 02 de novembro de 2013 a semana nacional de combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). Este ano contamos mais uma vez com a participação de alunos e professores dos cursos de Fisioterapia do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis (IESGF) na caminhada que aconteceu no dia 27 de outubro no Trapiche da Avenida Beira Mar Norte. Durante a caminhada também foram realizadas ações de Prevenção ao combate do AVC, com medidas de Pressão Arterial, Glicemia e distribuição de folders sobre prevenção, os sinais do AVC e medidas de tratamento.

Também no dia 29 de outubro foi celebrado o Dia Mundial de combate ao AVC com oferecimento de uma palestra aos Graduandos da área da Saúde – IESGF, ministrada pelo Prof. Ms. André Rocha com o Título: AVC - O que é? Como Evitar? Como tratar?

Os eventos tiveram apoio da Rede Brasil AVC, World Stroke Organization e Unimed Grande Florianópolis.


Visita a casa de Acolhimento Darci Vitória de Brito

Em comemoração ao Dia das Crianças celebrado no último dia 12 de outubro, os alunos da segunda fase do Curso de Administração promoveram uma visita a casa de Acolhimento Darci Vitória de Brito.
Neste dia, além de servido um lanche, as crianças foram presenteadas com calçados e guloseimas.
Foi uma tarde com muita diversão regada a brincadeiras.


Comemoração da Semana do Administrador!

Em comemoração ao dia do Administrador, comemorado dia 09 de setembro, o Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis realizou um ciclo de palestras nos dias 17/09/13 e 18/09/13 para os alunos dos cursos de Administração e Recursos Humanos.

Entre os temas abordados, pode-se destacar tais como Marketing Digital, E-commerce, Coaching Executivo e Mercado Financeiro.

Este tipo de evento busca proporcionar aos alunos um maior contato com ferramentas de gestão e temas relacionado ao dia a dia de trabalho do Administrador.

Local: Centro de eventos Terra Firme (R. Domingos André Zanini, 277 - Campinas, São José - SC, 88117-200).

Atividades:

17/09/13 - Terça feira
19h:10 - Cerimonia de Abertura
19h:15 - Marketing Digital e E-commerce - Lilian Klemz
20h:30 - Coaching Executivo - Master Coaching Executivo Manuel Cortez
22h:00 - Encerramento

18/09/13 - Quarta feira
19h:20 - Cerimonia de Abertura
19h:30 - Aprenda a comprar antes de investir e faça seu dinheiro render mais - XP EDUCAÇÃO

22h:00 - Cerimonia de Encerramento


Visita Técnica na WEG

No dia 03 de setembro os alunos do Curso Administração e Gestão de Recursos Humanos, tiveram a oportunidade de fazer uma Visita Técnica na WEG industria de motores, onde conheceram o parque fabril da Empresa, a qual emprega em torno de 3 mil pessoas.

O Evento além de integrar as disciplinas estudadas em sala de aula, também fez alusão a comemorações do dia do Administrador, comemorado no dia 09 de Setembro.


Aluno e Professores do IES no SOLISC - VIII Congresso Catarinense de Software Livre

Alunos e professores de Ciência da Computação e CST em Redes de Computadores participaram do SOLISC - VIII Congresso Catarinense de Software Livre, que ocorreu nos dias 20 e 21 de setembro. O evento ocorreu em Florianópolis e contou com palestras, minicursos e oficinas específicas.

Entre as atividades, os participantes contaram com a palestra por videoconferência de John Maddog, Diretor Executivo da Linux Internacional, um ícone mundial no Movimento do Software Livre.


Projeto de Capacitação e Nivelamento do Curso de Ciências Contábeis

Ocorreu nos dias  25/05, 08/06 e 15/06/2013, nas instalações do campus III, Projeto de Capacitação e Nivelamento, do Curso de Ciências Contábeis,  para os alunos da 6a. e 7a. fase, da disciplina de Contabilidade Gerencial, ministrado pelo Prof. Éderson Carlo Firmino.

Com vistas a apoiar o desenvolvimento das competências e habilidades sugeridas e requeridas dos contadores, o Programa de Capacitação e Nivelamento do Curso de Ciências Contábeis, tem por objetivo reforçar o aprendizado e o conhecimento dos alunos, por meio de aulas expositiva e dialogada, da disciplina de Contabilidade Gerencial, direcionadas a solução de problemas/exercícios, permitindo ao aluno a revisão do conteúdo, aprendido no decorrer do Curso.


Visita da Softplan aos alunos do curso de Ciência da Computação

Nesta terça-feira, dia 03 de setembro de 2013, a analista de desenvolvimento humano e organizacional da Softplan, Sra. Aline Rodrigues, visitou os alunos do curso de Ciência da Computação.

Na ocasião, os alunos conheceram a Softplan, o seu momento no mercado de tecnologia da Grande Florianópolis e as oportunidades de trabalho que se apresentam a eles pela formação em Ciência da Computação.

Além disso, a analista apresentou o perfil dos colaboradores da Softplan e o formato de currículo que se adapta ao processo de recrutamento e seleção de mão de obra especializada da empresa.
Momentos desta natureza aproximam o curso com o mercado de trabalho, colaborando, assim, na apresentação de expectativas de empregabilidade.


Visita Técnica ao Hospital Universitário/UFSC

No dia 29 de agosto os alunos do 3º e 4º semestre do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores visitaram as instalações do Hospital Universitário  Polydoro Ernani de São Thiago (HU) da UFSC, acompanhados pelo Prof. Magnos Roberto Pizzoni.  A visita fez parte da disciplina Projeto Físico e Lógico de Redes, ministrada pelo Prof. Magnos.

O objetivo da visita foi conhecer uma infraestrutura de rede de um estabelecimento de médio porte, como é o caso do HU. Seguindo a ementa da disciplina, os alunos visualizaram a rede de comunicação de dados, em termos físico e lógico. 

O coordenador de TI do hospital, o Sr. Renato Antonio Leal recepcionou os alunos e esclareceu questões técnicas de administração de redes, como por exemplo, a sala segura e ferramentas de administração de redes.


Visita dos acadêmicos da IESGF, as Empresas Bhoemia, Itaipava e Receita Federal, no Rio de Janeiro/RJ

Foi elaborado Projeto de Extensão pela Coordenação de Curso, em que foi agendada uma viagem e visita, nos dias 18, 19 e 20 de julho de 2013, exclusivamente aos acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis, nas Empresas Itaipava; Bohemia, bem como Receita Federal do RJ.

- ITAIPAVA - Os alunos acompanharam um vídeo, com a história do grupo empresarial, desde o inicio até os dias atuais. Foi comentado acerca dos números da produção, filosofia da Empresa, pesquisa mercadológica que a empresa realiza, entre outros. Após, foi mostrado aos alunos toda linha de produção e controle de qualidade, conhecendo todo o processo de fabricação, matéria prima.   

- BOHEMIA - É um centro de visitação diferente, todo tecnológico que conta a história da criação da cerveja desde antes de Cristo, até os dias atuais, mesclando com a história da Bohemia, primeira cerveja oficialmente criada no Brasil.

- RECEITA FEDERAL - Numa aula muito dinâmica, técnicos da Receita Federal, falaram sobre Impostos e tributos, e como eles são usados no Brasil, da importância de se pagar o imposto, mas de também fiscalizar seu uso correto. Falaram de contrabando de alguns produtos, e como eles prejudicam a saúde das pessoas, pois são de péssima qualidade, e também prejudicam a indústria nacional e gera desemprego. Mostraram vários exemplos de material falsificado e a péssima qualidade deles.

- PORTO DO RIO – Conheceu-se a área de exportação de ferro, a importação de trigo e de papel imprensa. Depois, os alunos foram conhecer a área de importação/exportação de veículos e, em seguida área de containers, entrada e saída de produtos. Aprendeu-se como importar e exportar, bem como sobre controle de containers, nos portos. Por ultimo, os acadêmicos aproveitaram para conhecer as belezas do Rio de Janeiro e de Petrópolis.


Visita a Empresa INTELBRAS São José-SC

Foi elaborado Projeto de Extensão pela Coordenação de Curso, em que foi agendada uma visita, no dia 08 de agosto de 2013, aos acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis, na Empresa INTELBRAS, em São José/SC.

Iniciou-se tal visita às 08h30 horas, chegada a INTELBRAS, onde houve  a recepção aos discentes por parte da Coordenação de Curso, bem como dos representantes legais da Empresa INTELBRAS. Após, por volta das 08h40 horas, foi feita a visita aos setores da Empresa, apresentado os seguintes setores: Controladoria, Área Contábil, Área de Custos, Área Tributária. Além disso houve também a Apresentação Institucional da Empresa, Apresentação das Práticas de RH e Visita a fábrica para conhecer toda a parte de fabricação de produtos.Por derradeiro, às 12h00, houve o encerramento da visita, com fotos e distribuição de material aos acadêmicos.


Curso de Extensão – Java para iniciantes

Foi realizado nos dias 11, 18 e 25 de Maio, no horário das 09:30 às 12:00 hs, para os discentes do curso Ciência da Computação e Tecnologia em Redes de Computadores do IESGF, o curso de extensão “Java para iniciantes”, este curso visou o desenvolvimento de habilidades de programação na linguagem Java, apoiando as disciplinas e envolvendo direta e/ou indiretamente lógica de programação.

Java é uma das linguagens mais requisitadas pelos alunos, o que deve, em certa medida, à ampla utilização desta linguagem no mercado de trabalho na área de tecnologia da informação. Segundo o Instituto Gartner, a linguagem Java domina grande parte do mercado na área de tecnologia da informação no Brasil, cerca de 62%.

Neste curso foram abordadas temáticas envolvendo conceitos básicos e práticas de programação em Java, com a utilização da ferramenta NetBeans, com o palestrante Prof. Ms. Djoni Antônio da Silva.


Dia Mundial de Combate ao AVC.

Em celebração ao Dia Mundial de combate ao AVC , em 29 de outubro, o prof. Dr. André Rocha também delegado da ABRAFIN em Santa Catarina,(Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional) , juntamente com colegas Fisioterapeutas e demais profissionais da saúde, organizou e desenvolveu uma campanha de conscientização ao público em diversos lugares do estado, denominada: Semana de Combate ao Acidente Vascular Cerebral – AVC.

Na edição de 2012 desta importante campanha, houve a participação de pacientes e dos alunos e professores do curso de Fisioterapia do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis (IESGF) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Foram realizadas mais de 250 medidas de glicemia e PA, distribuição de centenas de folders da sobre prevenção, os sinais do AVC, e medidas de tratamento. Além da ABRAFIN esta campanha teve apoio da Rede Brasil AVC, Unimed Florianópolis e Laboratório Santa Luzia.


11º Encontro Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis - ECECON- IESGF

Foi elaborado Projeto de Extensão pela Coordenação de Curso, em que houve, nos dias 11 e 12 de julho de 2013, o 11º Encontro Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis - ECECON, realizado no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis-SC, em que o Coordenador do Curso de Ciências Contábeis, Prof. Luiz Ricardo Espíndola, representou a Instituição IESGF no referido evento científico, em que foi um dos organizadores do evento, no primeiro dia de palestras, fez parte da mesa de abertura de referida solenidade. 


Visita a Brasil Kirin, Banco Fator e Programa Altas Horas.

No dia 20/06 os alunos do curso de Administração 1° e 3° semestre e também alunos do curso de Gestão de Recursos Humanos visitaram a Fábrica da Brasil Kirin (fabricante das marcas de cerveja Nova Schin, Baden Baden e Eisenbahn, além de refrigerantes e sucos) e tiveram a oportunidade de conhecer o processo de envase, armazenamento e distribuição destes produtos.

No mesmo dia os alunos participaram da gravação do programa Altas Horas, qual foi exibido em 22/06/13.

Nesta mesma viagem os alunos puderam visitar também no dia 19/06/13 o Banco Fator e ainda a Bovespa no dia 21/06/13.


Visita ao Lar de Zulma

Foi Realizado no dia 08/06/13 pelos alunos do curso de Administração uma visita beneficente ao Lar dos Velhinhos de Zulma. Na ocasião foram entregues leite, fralda geriátrica e roupas coletadas através de arrecadação feita com a colaboração de todos os cursos da faculdade.

Foi uma tarde de muita conversa, dança e música ao som de violão do aluno Jedean.


Palestras no Auditório do CRC/SC

Foram realizadas no dia 05 de junho de 2013, das 19h30 às 22h00, no Auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, para os alunos do Curso de Ciências Contábeis duas palestras. A primeira, com o Sr. George Brich, Contabilista e Auditor, Gerente da Empresa KPMG, uma das quatro maiores multinacionais do mundo  na área de Auditoria, Com o tema: A Auditoria, ferramenta indispensável para alcançar o sucesso profissional contábil.

Ele Abordou aspectos importantes de auditoria, de forma a proporcionar um parâmetro do que se espera de um moderno auditor interno e externo, bem como uma  visão prática dos requisitos indispensáveis para o acompanhamento e transparência da aplicação de recursos nos setores públicos e privados.

Já a segunda palestra, com o Empresário e Contador José Carlos da Silva, proprietário de um dos maiores Escritórios Contábeis da Grande Florianópolis, a ORSITEC, o tema foi sobre Contador, profissão de sucesso. Destacou que poucas profissões proporcionam tantas possibilidades de atuação profissional quanto à de contabilidade. A amplitude do mercado de trabalho para o profissional da área contábil vem aumentando dia após dia, pois as organizações e seus gestores – tanto do setor privado quanto do setor público – estão percebendo que a informação contábil constitui-se em fator fundamental para o sucesso na gestão. O contador é o profissional formado, preparado e habilitado legalmente para gerar e interpretar as informações contábeis que darão suporte ao processo de gestão e as tomadas de decisões no ambiente organizacional.


Palestra sobre Auditoria 

Foi realizada no dia 10 de junho de 2013, das 20h50 às 22h00, no campus III, para os alunos do Curso de Ciências Contábeis do IESGF, palestra com o Professor e Chefe do Departamento de Ciências Contábeis da UFSC, Prof. Dr. Luiz Alberton, sobre o assunto Auditoria. 

O palestrante iniciou enfatizando a importância do profissional contábil para a Empresa, bem como o papel do Auditor nas organizações. Afirmou que a Auditoria é um exame sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, que tem o objetivo de averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas.

O palestrante falou da auditoria Interna e Externa, comentou sobre as principais empresas de auditoria: Deloitte, PricewaterhouseCoopers, KPMG, Ernst & Young, e outras.
Por fim, informou que existem diversos tipos de auditoria, em especial na área da saúde, como auditoria hospitalar, auditoria em enfermagem, e outros como auditoria ambiental, auditoria de riscos e etc.


Visita ao CRC

Os alunos do curso de contábeis visitaram o CRC/SC - Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina no dia 13 de junho de 2013.A visita contou com a presença da Coordenação de Curso, o Prof. Luiz Carlos Cavalheiro, bem como os representantes legais do CRC/SC.


Visita a Casa Recanto para Idosos São Judas Tadeu/ São José.

Os alunos do curso de Ciências Contábeis realizaram no dia 08 de junho de 2013, as 14h, uma visita na Casa Recanto para Idosos São Judas Tadeu, na localidade de Barreiros, em São José.


2ª Maratona IESGF de Programação

Nos dias 27 de abril e 4 de maio a IESGF promoveu a 2ª Maratona IESGF de Programação.

As equipes MS-DOS, Dolby, Tchê e Genius foram preparadas no dia 27 de abril. Na ocasião, executaram atividades aplicadas no evento oficial de mesmo nome promovido pela SBC, Sociedade Brasileira de Computação. O objetivo do “esquenta” foi tornar conhecido o sistema da Maratona, ambientando os participantes com a sua dinâmica. No dia 4 de maio, as atividades foram desenvolvidas dentro dos padrões SBC, sendo que todas as equipes completaram as atividades propostas.

 A equipe vencedora foi a Tchê, composta pelos acadêmicos Heber Alexandre Minetto e Guilherme Marcos Vieira, acadêmicos da 3ª fase de Ciência da Computação.

O Prof. Ms. Magnos Roberto Pizzoni conduziu os trabalhos contando com o apoio da coordenação e dos funcionários da Unidade IV, em especial, do responsável pela informática nesta unidade, Rafael Pereira.

Os alunos participantes serão apoiados no sentido de prepará-los para participar da etapa regional da Maratona de Programação 2013 da SBC, evento oficial e que agrega alunos de instituições de ensino superior da região.

Agradecemos a todos que prestigiaram e colaboraram com este evento!


Visita Casa Santa Maria dos Anjos.

Foi realizado pelos acadêmicos do oitavo semestre do Curso de Ciências Contábeis, juntamente com a  Comissão Própria de Avaliação o projeto intitulado: Responsabilidade e Ação Social: A integração da Instituição com a Comunidade, no dia 01 de junho de 2013, às 14h, na Casa Santa Maria dos Anjos, na localidade de Caminho Novo, em Palhoça. A referida atividade é objeto das atividades complementares e da CPA.

O objetivo do Projeto é contribuir com a inclusão social, integrar a Instituição e os Acadêmicos com a Comunidade, onde está inserida, bem como despertar nos alunos envolvidos, a importância das atividades, que visam à inclusão social.

Na referida visita foram repassados alguns cobertores doados pelos alunos e comunidade, também alguns produtos de alimentação, higiene e necessidade básica aos idosos, como forma de doação pela turma em epígrafe, demonstrando a importância da participação dos alunos no processo de responsabilidade social desta ação, sendo considerado um sucesso por todos, projeto de extensão.


Visita a WEG

Buscando proporcionar aos alunos do curso de Administração um maior conhecimento sobre as linhas de produção industrial, foi realizado no dia 07 de Maio de 2013 em Jaraguá do Sul - SC uma visita técnica na Indústria de Motores WEG. A visita foi acompanhada pelo professor Luiz Carlos Cavalheiro e pelo coordenador do curso de administração Prof. Fabrício Haubert.
Na ocasião os alunos tiveram a oportunidade de observar linhas de produção, e controles administrativos da empresa.

A visita começou no museu da Weg onde todos puderam conhecer a história da indústria bem como a evolução da mesma. Em seguida o grupo se dirigiu juntamente com um guia até o chão de fábrica onde pode acompanhar de perto a produção dos motores, permanecendo por volta de 3 horas.


Visita ao Conselho Regional de Contabilidade.

Os alunos da 1ª fase do curso de Ciências Contábeis do IESGF realizaram no dia 10 de maio de 2013 uma visita ao Conselho Regional de Contabilidade – CRC/SC.

A recepção aos discentes ocorreu por parte da Coordenação de Curso, pelo Prof. Luiz Carlos Cavalheiro, bem como dos representantes legais do CRC/SC. Foi realizada a visita aos setores do CRC/SC pelo Contador e colaborador do CRC/SC Sr. Cláudio, que apresentou os setores de fiscalização, jurídico, contabilidade, compras, cobrança, atendimento, biblioteca, auditório, salas de treinamento. Logo após foi proferida palestra sobre a importância da profissão contábil pelo Conselheiro e contador Prof. Lindomar Fabro.


Palestra sobre Plano de Cargos, Carreira e Salários.

No dia 27/05/2013 aconteceu a Palestra sobre Plano de Cargos, Carreira e Salário para as turmas de 2° e 3° fase de Gestão de Recursos Humanos.

A Profissional Sarah da empresa Kombo, compartilhou experiência e conhecimento sobre desenvolvimento e implantação do PCCS, também explanou sobre a importância do desenvolvimento de Competências e a importância para as organizações.


Programa Contadores em Ação: Como elaborar declaração de imposto de renda pessoa física.

Foi realizado  no dia 17/04/2012 o Programa Contadores em Ação: Como elaborar declaração de imposto de renda pessoa física.

O público alvo foram os discentes dos Cursos de Ciências Contábeis. O objetivo do referido projeto e programa é ensinar a declarar e saber elaborar seu formulário de Imposto de Renda pessoa física. Promover a cultura e integração dos discentes do Curso de Contábeis, estimular os acadêmicos ao uso de habilidades essenciais aos contadores, na elaboração do formulário de Imposto de Renda de Pessoa Física, possibilitando assim, Instituição, docentes, alunos, uma integração e oportunizar ao corpo discente a realização de atividades complementares.

O referido projeto contou com o apoio do Núcleo de Contadores em Gestão Empresarial (NUCONT) e Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina.

Os Autores do Projeto de Integração foram: Prof. Luiz Ricardo Espíndola Coordenador do Curso e Prof. Luiz Antônio Costa, com o apoio do Prof. Éderson Carlo Firmino.


Palestra: A Economia Brasileira: juros, inflação, câmbio e bolsa de valores.

Foi realizada no dia 13 de maio de 2013, das 19h15 às 20h30 minutos, no campus III, para os alunos (as) da primeira fase, turma P, do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IESGF palestra com o Prof. Luiz Eduardo Nunes.

O palestrante iniciou sua palestra enfatizando a importância do profissional contábil conhecer como funciona a Economia brasileira, bem como a taxa de juros, a inflação, cambio e bolsa de valores. Mencionou que a Economia trabalha com ciclos e tendências, bem como relatou que os economistas trabalham com previsões, acerca do cenário econômico financeiro.

Por derradeiro, mencionou que é indispensável o futuro contabilista conhecimento geral e abrangente do mercado nacional e internacional, considerando que as alterações ocorridas nesses, influenciam diretamente na prática do trabalho do contabilista.


Projeto Artístico e Cultural

Iniciou-se no dia 15 de abril de 2013, no Campus III, das 20h30 às 20h50 minutos, Projeto Artístico e Cultural do IESGF – música ao vivo, com o objetivo de recepcionar os Acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis. Será realizado tal evento todo mês, na segunda quinzena de cada mês, na primeira segunda feira, no horário: das 20h30 às 20h50 minutos.


Visita Técnica Vinícola Valduga - Bento Gonçalves/RS

Os alunos do curso de Administração do IESGF, estiveram no dia 16/04/13 na cidade de Bento Gonçalves - RS no Vale dos Vinhedos visitando a Vinícola Casa Valduga. 
A visita foi toda acompanhada por uma guia que explicou todo o processo de fabricação e engarrafamento de vinhos e espumantes bem como técnicas de plantio e colheita da uva.
No final todos foram convidados para uma degustação.
Na parte da tarde o grupo fez um passeio no Caminho de Pedras onde os alunos puderam conhecer um pouco da história da migração Italiana para o Sul do Brasil.


Palestra com o Country Manager da SurveyMonkey

Rodolfo Ohl, Country Manager da SurveyMonkey no Brasil, esteve no dia 10/04/13 para ministrar uma palestra aos alunos dos cursos de Recursos Humanos e Administração do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IESGF.

Na ocasião Rodolfo abordou sobre o processo de relacionamento com clientes e como medir a satisfação dos mesmos. Além disso, apresentou modelos de pesquisas realizadas no SurveyMonkey, como por exemplo: modelo de Pesquisa de Mercado, Segmentação de base de clientes, abandono de carrinho no e-commerce, entre outros.


Visita ao CRA/SC

No dia 22/03/13, os alunos do curso de Administração, realizaram uma visita técnica na sede do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina CRA/SC. Além de conhecer a estrutura da nova sede do conselho os alunos receberam informações referente a atuação do CRA/SC no estado e do mercado de trabalho para os administradores.

Tal visita busca aproximar os futuros administradores do Conselho Regional de Administração.


Capacitação para busca de periódicos na Internet

No dia 16/03/2013, através de um projeto de extensão oferecido pelo Instituto de Ensino Superior Da Grande Florianópolis - IESGF, os alunos do curso de Administração tiveram a oportunidade de conhecer algumas ferramentas de busca de periódicos acadêmicos bem como uma maior familiarização com artigos científicos. Este tipo de projeto busca engrandecer e enriquecer os trabalhos apresentados em sala e de conclusão de curso.


Palestra com presidente do SESCON/SC

Foi realizada no dia 13 de março de 2013, das 19h15 às 20h30 minutos, no campus III, para os alunos (as) da sétima fase do curso de Ciências Contábeis, palestra com o empresário contábil e Presidente do Sindicato das Empresas de serviços Contábeis, Assessoramento, Perícia, informações e Pesquisas, no Estado de SC – SESCON de Florianópolis, o Contador Fernando Baldissera.

O palestrante iniciou enfatizando a importância do profissional contábil para a Empresa, Estado e Sociedade, bem como as perspectivas da profissão contábil e os novos rumos da Contabilidade.

Enfatizou a importância do mercado de trabalho para o "Contador Empresário", com ênfase nas vertentes profissionais da Pericia Contábil e Auditoria, como fonte de renda adicional ao profissional.

Em sua palestra foi apresentado o quadro geral de inscritos no CRC/SC, a evolução da participação feminina e as tendências da profissão contábil.

 


Palestra com o Presidente do CRC

Foi realizada no dia 11 de março de 2013, das 19h15 às 20h30 minutos, no campus III, para os alunos (as) da primeira fase, turma P, palestra com o empresário contábil e Presidente do CRC/SC, Adilson Cordeiro. 

O palestrante iniciou sua palestra enfatizando a importância do profissional contábil para a Empresa, Estado e Sociedade, bem como as perspectivas da profissão contábil e os novos rumos que a Contabilidade avança, através das mudanças com o Sped Contábil (Escrituração Digital), as Normas Internacionais, notas fiscais eletrônicas, entre outras alterações na área contábil.

Conceituando o Sped Contábil, alegando que é a substituição da escrituração em papel pela Escrituração Contábil Digital - ECD, também chamada de SPED-Contábil. Trata-se da obrigação de transmitir em versão digital os seguintes livros: I - livro Diário e seus auxiliares, se houver; II - livro Razão e seus auxiliares, se houver; III - livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

As sociedades simples e as microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional estão dispensadas desta obrigação.

Por derradeiro, mencionou que a profissão ganha destaque ainda maior frente às mudanças que estão ocorrendo, em razão da implementação da convergência às normas internacionais de contabilidade (IFRS) e do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que têm um impacto direto no dia-a-dia das empresas. 

 


Intervalo Cultural

Dando continuidade ao Projeto "Intervalo Cultural" na última quarta feira 06/03/13 no Campus 1 do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IESGF, o aluno Nilton César de Abreu proporcionou a todos um intervalo relaxante e descontraído regado a uma boa música.

Aqueles alunos que tiverem interesse em participar do projeto, poderão procurar o coordenador do curso de Administração Prof. Fabricio Haubert. O projeto também pode ser realizado nos outros campi da instituição.


Recepção Calouros 2013.1

Com intuito de proporcionar uma confraternização entre os alunos ingressantes nos diversos cursos do IES no dia 20/02/13 a faculdade promoveu um intervalo recreativo acompanhado de uma boa música ao vivo. 
Isso é muito importante para a familiarização dos novos acadêmicos com os demais colegas.

A Instituição deseja a todos os alunos sucesso nessa nova etapa!


Palestras para calouros do curso de Redes de Computadores.

Os calouros do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores participaram da palestra proferida pelo Prof. Dr. Alexandre Moraes Ramos que abordou questões voltadas ao contexto da formação de tecnólogos no Brasil. Ainda, salientou a importância do perfil empreender do profissional na área de tecnologia. A palestra ocorreu no dia 22 de fevereiro nas instalações do Campus IV do IESGF.


Formandos 2012.2

O Instituo de Ensino Superior da Grande Florianópolis IESGF gostaria de parabenizar os alunos formandos em Administração da turma 2009/1. A cerimônia colação de grau ocorreu no dia 20/02/13 no campus 1 da faculdade e a cerimônia festiva e baile foram realizados no dia 23/02/13 no Oceania Park Hotel nos Ingleses em Florianópolis - SC. A instituição deseja sucesso e realizações aos novos (as) Bachareis e bacharelas em Administração.


Ciclo de Palestras de Produção Gráfica Digital

O Curso Superior de Tecnologia em Produção Gráfica Digital promoveu nos dias 5 e 6 de novembro o Ciclo de Palestras/2012, na Unidade IV do IES.

No dia 05, tivemos a palestra de Daniel Boppré Felippe, especialista em estratégias da Comunicação, cuja temática foi “Educação Digital”.  Daniel, formado na ASSESC e UFSC, atua no desenvolvimento de projetos de comunicação digital nas áreas de planejamento, arquitetura da informação, interatividade, design digital e interfaces gráficas.

Na palestra de Daniel, o aluno foi apresentado a possibilidades de inserção no mercado de trabalho no segmento da comunicação digital, em especial no desenvolvimento de projetos em educação à distância. Além disso, legislação para educação a distância e técnicas de criação de material para esta demanda foram temas abordados pelo palestrante.

Em 06 de novembro, Max Vartulli apresentou a oficina “Ilustração Digital”. Max, formado pela UFSC, desenvolve trabalhos nas áreas de ilustração, projeto editorial e histórias em quadrinhos.

No primeiro momento, Max expôs em síntese técnicas tradicionais de ilustração e, na sequência, as transposições para a ilustração digital, com o uso de recursos específicos.

A partir da exposição de Max, os alunos puderam executar atividades específicas de criação de ilustração digital no laboratório de informática da Unidade IV do IES orientados pelo palestrante com o apoio do Prof. Bruno Campos, docente do curso.


Visita técnica na empresa Tractebel

No dia 07 de Novembro, às 14h os alunos do curso de Administração do IESGF juntamente com a Profª. Mileide Sabino  tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura da empresa Tractebel.  A mesma teve como foco conhecer em loco o funcionamento do departamento pessoal da organização.


5° Concurso Estadual de Planos de Negócios para Universitários

No dia 29/11/12, os alunos do curso de Administração do IESGF, juntamente com as professoras Maria Aparecida Maluche e Fernanda Maria de Campos, participaram da cerimônia de premiação do 5° Concurso Estadual de Planos de Negócios para Universitário promovido pelo SEBRAE.

A participação neste tipo de evento demonstra o reconhecimento aos futuros colegas de profissão bem como incentiva os alunos a participarem das próximas edições do concurso.


Intervalo Cultural

Buscando incentivar os talentos artísticos dos alunos do curso de Administração e proporcionar um momento de distração na hora do intervalo aos demais colegas, o projeto do Intervalo Cultural que ocorreu neste semestre (2012.2) visa proporcionar um intervalo mais descontraído e relaxante. O objetivo é que,para o próximo ano, esse projeto se estenda a todos os cursos.


Palestra com Presidente do CRC

Foi realizada no dia 08 de novembro de 2012, das 19h15 às 20h30 minutos, no campus III, para os alunos (as) da primeira fase, turma P, do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IESGF, palestra com o empresário contábil e Presidente do CRC/SC, Adilson Cordeiro.

 O palestrante iniciou sua palestra enfatizando a importância do profissional contábil para a Empresa, Estado e Sociedade, bem como as perspectivas da profissão contábil e os novos rumos que a Contabilidade avança, através das mudanças com o Sped Contábil (Escrituração Digital), as Normas Internacionais, notas fiscais eletrônicas, entre outras alterações na área contábil.

Por derradeiro, mencionou que a profissão ganha destaque ainda maior frente às mudanças que estão ocorrendo, em razão da implementação da convergência às normas internacionais de contabilidade (IFRS) e do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que têm um impacto direto no dia-a-dia das empresas.


Ciências Contábeis: Palestra com Douglas Eugênio

Realizou-se no dia 27 de outubro de 2012, das 19h15 às 20h30 minutos, no campus III, para os alunos (as) da primeira fase, turma P, do curso de Ciências Contábeis - IESGF, palestra com o empresário contábil e Professor universitário Douglas Eugênio, ex-aluno da Faculdade.

O palestrante iniciou sua palestra enfatizando a importância do profissional contábil para a Empresa, bem como o planejamento contábil tributário para a empresa, sua modalidade de crédito.

Mencionou acerca da aplicação da legislação tributária às funções contábeis. Como tratar o contador da apresentação dos aspectos básicos da legislação do Imposto de Renda e da Contribuição Social, sobre o Lucro Líquido, fazendo uma análise detalhada da melhor forma de tributação, voltada a uma redução legal do ônus tributário empresarial.

Por derradeiro, enfatizou a importância do papel do contador, de examinar as formas de tributação pelo Lucro Arbitrado, Lucro Presumido e Lucro Real, para que, através de um planejamento tributário, a empresa possa decidir qual será a mais vantajosa. Tratou, também, do funcionamento do Simples Nacional, sistema utilizado como instrumento de tributação para microempresas e empresas de pequeno porte.


Responsabilidade e Ação Social: Lar de Zulma

Foi realizado pelos acadêmicos do 7º semestre, juntamente com a  Comissão Própria de Avaliação, do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis – IESGF – o projeto intitulado “Responsabilidade e Ação Social”, dos acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis: a integração da Instituição com a Comunidade”, realizada no dia 10 de novembro de 2012, as 15h30, no Lar de Zulma, na localidade de Campinas, em São José. A referida atividade é objeto das atividades complementares e da CPA.

A referida visita, com o objetivo de realizar ação social, foi repassar alguns cobertores, produtos de alimentação, higiene e necessidade básica aos idosos, doados pela turma em epígrafe, demonstrando a importância da participação dos alunos no processo de responsabilidade social.


II Encontro Acadêmico dos Cursos Tecnológicos do IESGF

 O IESGF promoveu o II Encontro Acadêmico dos Cursos de Tecnologia da IESGF. O evento ocorreu nos dias 16 e 17 de outubro, no Centro Executivo Terra Firme, São José/SC. O evento destina-se à integração da comunidade acadêmica dos Cursos Ciência da Computação, Tecnologia em Redes de Computadores e Tecnologia em Produção Gráfica Digital.

Na oportunidade, discutiu-se inovação, tecnologia e mercado de trabalho na Grande Florianópolis, com foco nas seguintes temáticas:

 O evento contou com a participação significativa dos acadêmicos e do corpo docente dos cursos a que se destina.

A organização contou com a colaboração dos acadêmicos Mauricio Gabriel Eckstein (CST em Redes de Computadores), Heber Minetto (Ciência da Computação), Talles Pinheiro. Além destes, o acadêmico Lucas Quadros Machado (CST em Produçaõ Gráfica Digital) foi o responsável pela criação da marca do evento.

Em especial agradecimento ao Professor Patryck Ramos que gentilmente colaborou no contato com os palestrantes.


Palestra sobre Coaching

No mercado competitivo que enfrentamos nos dias atuais, a qualificação e foco, são essenciais para o sucesso da carreira profissional. Percebendo isso, o Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis – IESGF Juntamente com a Diamond Coaching, proporcionaram aos alunos do curso de Administração e Gestão em Recursos Humanos uma palestra motivacional utilizando as técnicas de coaching nos dias 30/10/12 e 05/11/12.

O coaching é comumente utilizado no momento de implementação das ações planejadas, contudo, pode ser uma assessoria válida em todo o processo de orientação para o desenvolvimento de carreira.

Essa ferramenta ajuda na capacitação de profissionais de variados segmentos e níveis, que buscam alinhar estratégias e crescer em determinada área, profissão, ou, mesmo, conquistar mercado.

Na prática de consultoria em gestão de pessoas um dos mais instigantes desafios será sempre o de tornar as pessoas melhores. Melhores profissionais e acima de tudo melhores seres humanos inseridos no mundo do trabalho.


2ª Semana do Livro e da Biblioteca

A 2ª Semana do Livro e da Biblioteca, que ocorreu entre os dias 22 e 26 de outubro de 2012, contou com diversas atividades espalhadas nos campi da faculdade. Os alunos puderam prestigiar palestras, encontro com o autor, apresentação de stand up com o manezinho Darci, violão acústico, e ainda foram premiados os 3 leitores mais assíduos nas bibliotecas.

1° lugar: Alessandro Schmidt (Ciência da Computação - IES)
2° lugar: Belisa da Luz Santos (Direito – IES)
3° lugar: Guilherme Bernardes (Direito - FASC)


Oficina – Práticas de Gestão do Conhecimento

A oficina ministrada pela Dra. Gisela Regina Muller foi oferecida aos acadêmicos formandos do bacharelado em Ciência da Computação  da IESGF – campus IV no último dia 05 de outubro. A atividade buscou  abrir horizontes aos acadêmicos da  7ª  e da 8ª  fase em relação ao mercado de trabalho, observando a importância de  seu curso, não apenas na sociedade de informação , mas em um todo, englobando aspectos econômicos e  sociais .

Além disso possibilitou uma momento de reflexão  pessoal e para  o mercado de trabalho, mercado este cada vez mais exigente em termos de  trabalho em equipe e  marketing pessoal.
Desta forma, os alunos tiveram  novas visões de gestão e produção  do conhecimento, instigando  um  constante  processo de crescimento intelectual, fazendo das dúvidas elementos  importantes para novas pesquisas, estudos e soluções.


1ª Maratona de Programação da IESGF – Segunda Etapa

No dia 06 de outubro de 2012 - Campus IV da IESGF ocorreu a segunda etapa da 1ª Maratona IES de Programação. O evento contou com a participação de seis equipes formadas por acadêmicos de Ciência da Computação e Tecnologia em Redes de Computadores da IESGF.

A iniciativa busca promover situações que desenvolvam no aluno a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. 

Além disso, ao promover o evento, a IESGF prepara equipes para participar das versões oficiais da Maratona de Programação organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), evento este que ocorre anualmente em nível regional, estadual e nacional.

Os trabalhos da primeira etapa foram orientados pelo então Prof. Ms. Antonio Sobieranski, atualmente em doutoramento nos Estados Unidos. Na segunda etapa, os trabalhos foram orientados pelo Prof. Ms. Magnos Roberto Pizzoni, com o apoio do Prof. Dr. Mauricio Galimberti.

A equipe vencedora da versão 2012 foi Wolverine, formada pelos acadêmicos Charles Josiah Rusch Alandt, Jones Abel S. Silva e Betiar Dallagnol - Tecnologia em Redes de Computadores.

Parabéns aos vencedores!

PARTICIPANTES

Equipe ZORO#
- Heber Alexandre Minetto – Ciência da Computação
- Daniel Joanol Arndt – Ciência da Computação
- Robson Della Flora – Ciência da Computação

Equipe Wolverine
-  Charles Josiah Rusch Alandt  - Tecnologia em Redes de Computadores
 - Jones Abel S. Silva  - Tecnologia em Redes de Computadores
 - Betiar Dallagnol - Tecnologia em Redes de Computadores

Equipe Félix
- Caio Felipe de Araújo – Ciência da Computação
- Hézio Fernandes – Ciência da Computação
- Evelyn Macedo – Ciência da Computação

Equipe "Tabajara Programis e Softs Ltda"
William Melchior Jablonski   – Ciência da Computação
Wagner Weber    – Ciência da Computação
Rodrigo Lemos   – Ciência da Computação

Equipe  Vingadores
Gustavo Hoffmann      – Ciência da Computação
Elias Nagash Santos             – Ciência da Computação
John Lenon Dalabrida Ferreira  – Ciência da Computação

Equipe Bazinga
Edelberto dos Santos – Ciência da Computação
Johnathan Schmidt – Ciência da Computação
Vanderlei Schmitz – Ciência da Computação

Equipe Caveira
Carlos Alberto de Souza Júnior
Elyas Fernando da Silva
Diogo Vieira


II Ciclo de Integração, dos Cursos de Ciências Contábeis e Direito

Realizou-se, no dia 17 de setembro de 2012, o II Ciclo de Integração, dos Cursos de Ciências Contábeis e Direito, com o objetivo de reciclar e promover a cultura e integração dos discentes e docentes, dos Cursos em epígrafe, estimulando os acadêmicos, no uso de habilidades essenciais, aos contadores e juristas, na atualização das normas, ligadas inclusive à capacidade de pesquisa, possibilitando, assim, aos acadêmicos e professores, um espaço próprio, para o fomento e formação ao senso crítico, debate e a integração, tendo em vista que a transmissão do conhecimento não se dá somente em sala de aula, mas também através de ciclos de palestras, de integração, colóquios, congressos, entre outros. Houve uma ótima participação dos alunos, que compareceram ao evento.
A Programação do evento foi a seguinte:

 19h05 às 19h15min – Formação e composição da mesa de abertura do evento, sendo composta pelo Diretor da Instituição, Prof. Samir Saliba Murad;  representando o Exmo. Senhor Prefeito Municipal de São José, Secretário da Educação, Domingos Bergamin, Coordenadora Pedagógica, Profa. Janaina Rodrigues Scheffer, Coordenadores dos Cursos de Ciências Contábeis e Direito, Professores Ricardo Espindola e Daniel Krause.
  
19h30min – Palestra proferida pelo Empresário Contábil, Contador Sérgio Faraco, com o tema: As Expectativas da Profissão Contábil;

20h20-20h40 – mesa de debate

20h50min - Palestra proferida pelo Advogado e Professor Alexsander Luckmann Gerent, com o tema: "O Direito Trabalhista e a necessidade do trabalho em conjunto com o contador".         

21h30-21h50 – mesa de debate

22h00 – Encerramento das atividades.

Por derradeiro, houve uma ótima participação dos alunos, que compareceram ao evento.


Visita Técnica à Bovespa

Conhecer na prática o que lhes é ensinado em sala de aula. Foi isto que o Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IESGF, proporcionou aos acadêmicos do curso de Administração do no dia 06/09/12. Com o objetivo de alinhar os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, os alunos tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica na Bolsa de Valores BM&F Bovespa na cidade de São Paulo.  Este tipo de atividade tem por objetivo agregar valor e conhecimento aos acadêmicos bem como proporcionar uma melhor compreensão do Mercado de Ações.


Semana da Administração

Nos dias 11, 12 e 13 de setembro a Faculdade IES, realizou a Semana da Administração. O evento foi uma alusão em comemoração ao dia do Administrador, qual foi comemorado no último dia 09. Durante a semana os mais de 350 alunos do curso de Administração da Instituição puderam participar de palestras com temas diversos.

No dia 11, abrindo o evento o Professor Mauricio Fernandes Pereira, abordou a importância do Planejamento Estratégico para o Administrador. No segundo dia o tema abordado foi O comportamento e Atitude dos profissionais nas organizações. Os profissionais que debateram o assunto foram: Fabio Furtado da Artikitos, Sr. Natalino Uggini do IEL e o professor Odir José Garcia do IES. E para fechar a Semana o professor Luis Moretto Neto com uma brilhante explanação sobre Gestão Social.
O IES parabeniza a todos os alunos que participaram desta bela semana!


Visita a Intelbras

No dia 06 de setembro de 2012, os alunos do curso de Administração e Gestão em Recursos Humanos realizaram uma visita técnica na empresa INTELBRAS. Este tipo de atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos aperfeiçoamento acadêmico buscando fazer com que os mesmos possam ver na prática o que é estudado em sala de aula.
Os acadêmicos foram acompanhados pelo Coordenador dos Cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos Prof. Fabricio Haubert e pela Profa. Mileide Sabino.


10º ECECON - Encontro Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis

Foi realizado nos dias 03, 04, 05 e 06 de agosto de 2012, o 10º Encontro Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis, realizado no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis-SC, que houve inscrições de 1.186 acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis do Estado de SC. O Coordenador do Curso de Ciências Contábeis, Prof. Ricardo Espíndola, representou a Instituição –IESGF no referido evento científico, em que foi um dos organizadores do evento. No primeiro dia de palestras, fez parte da mesa de abertura da referida solenidade. Já no segundo dia, o Coordenador e Professor da IESGF, fez parte da mesa, como moderador, do painel Contabilidade Tributária e Crescimento Econômico, das palestras: "Os desafios da implementação das normas internacionais, aplicadas ao setor público", sendo palestrante a Profª Dra. Sônia Maria da Silva Gomes, Professora e Coordenadora do Programa de Mestrado, do Curso de Ciências Contábeis, da Universidade Federal da Bahia. No final das referidas palestras, o Prof. Ricardo Espíndola entregou certificado e uma lembrança a palestrante.


Visita ao Conselho Regional de Contabilidade CRC/SC

Foi agendada uma visita dos acadêmicos (as) do primeiro semestre, 2012.2, do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis, do Curso de Ciências Contábeis, ao Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina.

Iniciou-se tal visita às 10 horas, chegada ao CRC/SC, onde houve  a recepção aos discentes por parte da Coordenação de Curso e pelo Prof. Luiz Carlos Cavalheiro, bem como dos representantes legais do CRC/SC. Após, por volta das 10h15 minutos foi feita a visita aos setores do CRC/SC pelo Contador e colaborador do CRC/SC Sr. Odir, que apresentou os setores de fiscalização, jurídico, contabilidade, compras, cobrança, atendimento, biblioteca, auditório, salas de treinamento. às 11h15 minutos, foi proferida palestra sobre a importância da profissão contábil pela Conselheira e contadora Rúbia Magalhães. Por derradeiro, às 12h30 minutos houve o encerramento da visita, com fotos para o Jornal do CRC/SC e distribuição de material e certificado da palestra aos acadêmicos.


Maratona de Programação

A IESGF realizou no dia 23/06/12 internamente a primeira edição da Maratona de Programação, nos moldes da Maratona de Programação promovida anualmente pela SBC - Sociedade Brasileira de Computação. O evento contou com a participação de cinco equipes:

Equipe Félix
- Caio Felipe de Araújo (4ª fase - Ciência da Computação)
- Hézio Fernandes (4ª fase - Ciência da Computação)
- Evelyn Macedo (5ª fase - Ciência da Computação) 

Equipe "Tabajara Programis e Softs Ltda"
William Melchior Jablonski    5ª fase  - Ciência da Computação
Wagner Weber    5ª fase  - Ciência da Computação
Rodrigo Lemos   5ª fase  - Ciência da Computação 

Equipe Wolverine
-  Charles Josiah Rusch Alandt - 2ª fase - Redes de Computadores
 - Jones Abel S. Silva  2ª fase - Redes de Computadores 
 - Betiar Dallagnol 2ª fase - Redes de Computadores

Equipe  Vingadores
Gustavo Hoffmann    5ª fase  - Ciência da Computação
Elias Nagash Santos    3ª fase  - Ciência da Computação
John Lenon Dalabrida Ferreira 1ª fase - Ciência da Computação

Equipe Bazinga
Edelberto dos Santos 7ª fase  - Ciência da Computação
Johnathan Schmidt 6ª fase - Ciência da Computação
Vanderlei Schmitz 6ª fase - Ciência da Computação
Sob a orientação dos professores Antonio Sobieranski e Magnos Roberto Pizzoni, os alunos treinaram os sistemas e as técnicas para, em próxima edição, competir de fato. Nesta ocasião, os alunos disputarão entre si o primeiro lugar.
Com a iniciativa da Instituição, promove-se uma oportunidade para que o acadêmico desenvolva criatividade, capacidade de trabalho em equipe, busca de novas soluções de software e habilidade de resolver problemas sob pressão.  
Além disso, ao promover o evento, a IESGF está preparando equipes para participar de edições oficiais da Maratona de Programação da SBC.


Semana da Fisioterapia

Aconteceu nos dias 04, 05 e 06 de junho de 2012 a Semana Acadêmica do Curso de Fisioterapia. O evento contou com a participação dos alunos e professores que produziram trabalhos com temas referentes à saúde da mulher, da criança e adolescente, do idoso e do trabalhador. Além disto, contou com exposições sobre a História da Fisioterapia, Ética Profissional.

Um dos pontos mais relevantes foram as palestras ministradas por profissionais, como a Dra. Rita de Cássia Paula de Souza, Professora da UDESC, Gerente do Centro Catarinense de Reabilitação e Conselheira do CREFITO-10, o Dr. Gustavo Sutter Latorre, Coordenador do Departamento de Fiscalização do CREFITO-10 e professor universitário, com o Dr. André Rocha, Professor do Curso da IESGF e com o Dr.Adriano Sousa, Professor e Coordenador do Curso de Fisioterapia IESGF e Presidente da Comissão de Ética e Deontologia do CREFITO-10, que palestrou sobre o o tema "Estágio: Competência Legal, Ética e Deontológica". Esta atividade foi importante para promover o intercâmbio de informações entre os participantes e consolidar a proposta pedagógica do curso, centrada na formação ética e generalista.


Palestra: Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente

Foi realizado no dia 14 de maio de 2012, no campus I , para os alunos (as) da 6ª. e 7ª. fases, do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IESGF,  palestra com o Professor Luiz Carlos Marinho Cavalheiro, sobre o tema Desenvolvimento Sustentável e o Meio Ambiente, mostrando aos acadêmicos, o grande problema do mundo atual, pelos escassos recursos da natureza, em contrapartida às necessidades cada vez mais crescente da humanidade, devido ao aumento da população e a mudança dos hábitos de consumo.

Apresentou que os custos para preservação do meio ambiente, com a implantação de saneamento básico, são quatro vezes menores do que os custos gastos com a recuperação da saúde humana, decorrente da falta de saneamento.

O homem é o principal causador da sua própria destruição e somente com a educação e atitudes, além de investimentos, poderá ser salvo o planeta. Por derradeiro, enfatizou a necessidade da conscientização urgente da sociedade, para que possa ser preservado o habitat para as futuras gerações.


Alunos da Fisioterapia participam do Ironman Brasil 2012

No dia 27/05/2012, os alunos do curso de Fisioterapia do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis, participaram da equipe de suporte aos atletas do Ironman Brasil 2012, a maior prova de Triathlon da América Latina, que contou com mais de 2000 participantes. De acordo com o coordenador Prof. Adriano Sousa, a inclusão da IESGF no evento serviu para os alunos aprofundarem seus estudos na área desportiva e conhecer um pouco mais sobre a profissão de Fisioterapia. Segundo os acadêmicos o evento foi muito gratificante e pretendem estar no Ironman Brasil 2013.


Visita e aula prática de Contabilidade Societária.

No dia 21 de maio de 2012 foi realizada pelos acadêmicos do 5º semestre do curso de Ciências Contábeis, juntamente com o Prof. Luiz Antônio Costa, ministrante da disciplina Contabilidade Societária para a turma, uma visita, com aula prática, comparando os conhecimentos teóricos de Contabilidade Societária, com a aplicação técnica da disciplina na realidade profissional. Os acadêmicos manusearam os livros contábeis (Razão, Diário e Balancetes), bem como acompanharam por projeção, a funcionalidade dos sistemas contábeis, fiscais, folha de pagamento e controle patrimonial, buscando conciliar os conceitos apresentados e os frutos do trabalho do Contador.


Responsabilidade e Ação Social

Os acadêmicos do 8º semestre do curso de C. Contábeis, juntamente com a Comissão Própria de Avaliação - CPA - do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IESGF – realizaram o projeto de Responsabilidade Social, intitulado: “A integração da Instituição com a  Comunidade”, realizada no dia 19 de maio de 2012, às 14h na Creche Vinde a Mim as Criancinhas, na localidade de Barreiros, em São José. A referida atividade é objeto das atividades complementares - AC.
A referida visita, com a realização de um café solidário, teve como objetivo realizar ação social, repassando cobertores, alimentos não perecíveis, higiene e necessidades básicas às crianças, doados pelos alunos e comunidade, demonstrando a importância da participação dos alunos no processo de responsabilidade social. Por derradeiro, um dos objetivos do Projeto é o de integrar a Instituição e os Acadêmicos com a Comunidade onde estão inseridos, bem como despertar nos discentes a importância das atividades que visam a inclusão social.


Visita a Casa Lar: Pai Herói

Foi realizado pelos acadêmicos do 8º semestre do curso de Ciências Contábeis, no dia 05 de maio de 2012, as 14h, na Casa Lar Pai Herói, na localidade de Barreiros, em São José, uma visita, com o objetivo de socializar um café solidário, bem como repassar alguns produtos de higiene e necessidades básicas as crianças, da referida Casa Lar, como forma de doação pela turma em epígrafe, demonstrando a importância da participação dos alunos no processo de responsabilidade social, sendo considerado um sucesso por todos, tal projeto de extensão.



Palestra: Perspectivas da Profissão Contábil, Novos Rumos e o Sped Contábil

Foi realizada no dia 10 de maio de 2012, no campus III, para os alunos (as) da segunda fase, turma P e Q,do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis – IESGF - palestra com o empresário contábil e Presidente do CRC/SC, Adilson Cordeiro.

Por derradeiro,mencionou que a profissão ganha destaque ainda maior frente às mudanças que estão ocorrendo em razão da implementação da convergência às normas internacionais de contabilidade (IFRS) e do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que têm um impacto direto no dia-a-dia das empresas.


O Contador e seu Desafio nas Organizações

Foi realizada no dia 09 de maio de 2012, no campus III, para os alunos (as) da segunda fase, turma P e Q,do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis – IESGF - palestra com o empresário contábil Cássio Schappo, com o tema O Contador e seu Desafio nas Organizações.

Foi apresentado pelo palestrante os desafios que o mercado espera do novo contador, que deverá estar sempre atualizado. Descreveu as alternativas mercadológicas de investimentos, na carreira de contabilista, tanto no âmbito do setor privado como público. Comentou acerca das mudanças na área contábil, à evolução que passa a contabilidade em suas mudanças, bem como da situação atual da profissão do contador no país, que cada vez mais se torna indispensável sua capacidade, competência e habilidade.

Fez menção acerca da responsabilidade do contabilista, que deverá no uso de suas atribuições enquanto profissional, usar a ética em seu trabalho e na sociedade, que cada vez mais, está mais exigente.

Afirmou que o mercado para o contabilista, suas opções, são muitas, desde concurso público, seja para carreira de fiscal de tributos municipais, estadual ou federal, contador da receita federal, do Estado (Secretaria da Fazenda) ou do município, Tribunal de Contas, Auditor ou perito judicial. Caso queira mais opções, poderá abrir Escritório de Contabilidade; trabalhar empresa privada, licitações, etc.

Por derradeiro, comentou sobre sua vivência enquanto gestor e empresário contábil, carreira de sucesso, apresentando os incentivos e a motivação que deve se ter na carreira de contabilista.


Perícia Contábil: Calculo de sentença de Liquidação, em Ações Judiciais contra o Estado

Foi realizado no dia 25 de abril de 2012, no campus III, para os alunos do Curso de Ciências Contábeisdo Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis – IESGF, palestra com o Contador e Especialista em Perícia Contábil, Patrick Alexandre Palmeira, com o tema: Perícia Contábil - Cálculo de sentença de Liquidação em Ações Judiciais contra o Estado.

O palestrante reportou-se sobre as decisões judiciais, que reconhecem o direito, os cálculos de sentença de liquidação, a preparação de planilhas de cálculos, a aplicação dos encargos financeiros, mediante aplicativo da Corregedoria de Justiça; o que for mais benéfico para a Fazenda Publica.


Palestra Curso de Ciências Contábeis: O Papel do Microempreendedor Individual - MEI

Foi realizado no dia 25 de abril de 2012 para os alunos (as) da 5ª fase do Curso de Ciências Contábeis no campus III do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis – IESGF palestra com o contador e empresário contábil, Alexandre João da Silveira, com o tema: O Papel do Microempreendedor Individual. Mencionou em sua palestra acerca do papel do Microempreendedor Individual, que foi criado no Brasil, a partir de 01 de Julho de 2009, para que os trabalhadores informais pudessem entrar na Legalidade e principalmente para mostrar que o trabalho formal é mais rentável que trabalho informal.
Os profissionais autônomos e micro empresários podem optar por se legalizar abrindo uma MEI. O MEI foi introduzido pela Lei Complementar 128/08 e inserido na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06) que possibilita a formalização de empreendedores por conta própria, como costureiras, salgadeiras, quitandeiros, quiosqueiros, açougueiros, verdureiros, mecânicos dentre outros.
As principais características do MEI são:

Por derradeiro, fez o encerramento da sua palestra, versando sobre o otimismo que o microempreendedor deverá ter ao ingressar no mercado de trabalho, criando possibilidades de aprimorar cada vez mais o seu negócio.


Palestra Curso de Ciências Contábeis: O Direito do Trabalho e o Passivo Trabalhista nas Empresas

Foi realizado no dia 26 de abril de 2012, para os alunos da 5ª fase do Curso de Ciências Contábeis no campus III do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis – IESGF palestra com a advogada e empresária contábil,Letícia Schweitzer Costa, com o tema: O Direito do Trabalho e o Passivo Trabalhista nas Empresas. Fez comentários a respeito da importância do futuro contabilista conhecer o Direito e a legislação do trabalho; contrato de trabalho e emprego; formas de contratação; tipo de contrato de trabalho; contratocom vínculo de emprego; contrato de prestação de serviços; contrato de estágio; contrato por prazo determinado; contrato de experiência; forma de resolução de contrato de trabalho;pedido de demissão; dispensa do empregado; justa causa; dispensa imotivada;açõesjudiciais; acordos judiciais; sentenças e execução de sentenças.


Palestra Curso de Ciências Contábeis: A Profissão Contábil e o Mercado de Trabalho

Foi realizado no dia 26 de abril de 2012, para os alunos (as) da 2ª fase do Curso de Ciências Contábeis do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis – IESGF palestra com o Contador, Advogado, Administrador, empresário contábil e professor Luiz Antônio Costa, com o tema: A Profissão Contábil e o Mercado de Trabalho.
Comentou sobre a sua experiência profissional enquanto contabilista, desde 1968, versando sobre aspectos e dificuldades na realização dos serviços contábeis e a evolução tecnológica na área contábil.
A maior parte das empresas não percebe que, por trás de toda organização, há o profissional da contabilidade, assessorando-as e ajudando-as a crescer.
São as informações gerenciais repassadas por esse profissional que permitem ao empreendedor verificar o sucesso de uma estratégia de mercado e, também, traçar novos planos de negócio. Cabe a ele abastecer o gestor das informações necessárias para a tomada de decisões.
A profissão ganha destaque ainda maior frente às mudanças que estão ocorrendo em razão da implementação da convergência às normas internacionais de contabilidade (IFRS) e do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), assim como outras evoluções tecnológicas na área contábil, que tem um impacto direto no dia-a-dia das empresas.


Programa Contadores em Ação: Como elaborar declaração de imposto de renda pessoa física.

Síntese

Foi realizado nos dias 11 e 12/04/2012, no campus III, do Curso de Ciências Contábeis e campus II, do Curso de Direito, no horário das 17h00 às 20h30min, supervisionado pelos Coordenadores de Curso, Prof. Ricardo Espíndola, Ciências Contábeis, Prof. Daniel Krause, coordenador do curso de Direito, bem como pelo Prof. Luiz Antônio Costa, docente do curso de Ciências Contábeis, autores do Projeto de Integração, com o tema: Programa Contadores em Ação: Como elaborar declaração de imposto de renda pessoa física.

O público alvo foi a Comunidade da Grande Florianópolis e os discentes dos Cursos de Ciências Contábeis e Direito do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis (IESGF) e Faculdade de Santa Catarina (FASC).

O objetivo do referido projeto e programa foi ensinar a população da Grande Florianópolis a declarar e saber elaborar seu formulário de Imposto de Renda pessoa física. Promover a cultura e integração dos discentes do curso de Direito e Contábeis e a comunidade da Grande Florianópolis, estimular os acadêmicos ao uso de habilidades essenciais aos juristas e contadores, na elaboração do formulário de Imposto de Renda de Pessoa Física. O referido projeto contou com o apoio do Núcleo de Contadores em Gestão Empresarial (NUCONT) e Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina. Os professores Éderson Carlo Firmino e Alex Charles Aguiar também participaram do evento.

O projeto teve continuidade de atendimento ao público pelos alunos e contadores no dia 13/04/2012, das 9h às 17h, no calçadão do Kobrasol, enfrente ao Banco do Brasil, em São José/SC.


Dia do Contador

Palestra: Custos Ambientais

Foi realizado no dia 24 de abril de 2012, no campus III, para os alunos (as) da primeira fase, turmas P e Q,do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IESGF – período noturno, palestra com o Professor Luiz Carlos Marinho Cavalheiro, sobre o tema Custo Empresarial, mostrando aos acadêmicos, o grande problema do mundo atual, pelos escassos recursos da natureza, em contrapartida às necessidades cada vez mais crescente da humanidade, devido ao aumento da população e a mudança dos hábitos de consumo. Apresentou que os custos para preservação do meio ambiente, coma implantação de saneamento básico, são quatro vezes menores do que os custos gastos com a recuperação da saúde humana, decorrente da falta de saneamento. O homem é o principal causador da sua própria destruição e somente com a educação e atitudes, além de investimentos, poderá ser salvo o planeta. Por derradeiro, enfatizou a necessidade da conscientização urgente da sociedade, para que possa ser preservado o habitat para as futuras gerações.


Noções gerais de Contabilidade básica

Realizou-se no dia 25 de novembro de 2011, das 19h00 às 22h00, no campus III, Curso de capacitação e nivelamento sobre noções gerais de contabilidade básica, proferido pelo Professor Alex Charles Aguiar aos acadêmicos da segunda fase do Curso de Ciências Contábeis, que abordou sobrea importância da Contabilidade para as empresas e pessoas e sobre a estrutura conceitual básica da contabilidade, patrimônio, teoria das contas, escrituração contábil, lançamentos contábeis e elaboração de DRE.


I Encontro Acadêmico dos Cursos Tecnológicos do IESGF

No dia 16 de novembro de 2011, os alunos dos cursos de Ciência da Computação, Redes de Computadores e Produção Gráfica Digital participaram do “I Encontro Acadêmico dos cursos tecnológicos do IESGF”. Na ocasião os alunos tiveram a oportunidade de assistir as palestra do Prof. Dr. Alexandre Moraes Ramos (UFSC) sobre “Inovação e Tecnologia” e, também, o Sr. Rui Luiz Gonçalves (Presidente da ACATE) falou sobre “O mercado de trabalho na Grande Florianópolis”.


Semana Nacional do Combate ao AVC

Nos dias 23 e 29 de outubro de 2011, os acadêmicos do Curso de Fisioterapia do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis – IESGF participaram da campanha “Semana Nacional do Combate ao Acidente Vascular Cerebral – AVC” juntamente com a UNIMED e Laboratório Santa Luzia. Os acadêmicos do Curso de Fisioterapia foram envolvidos em tarefas de mensuração da pressão arterial, orientação à comunidade sobre os principais riscos da doença e prevenção, como também, os cuidados primários que devem ser tomados durante após o AVC. Ao final, os alunos realizaram uma caminhada, cujo tema foi “Um em cada seis”, o mesmo utilizado pela Organização Mundial de AVC para destacar o fato de que hoje, uma em cada seis pessoas do mundo terá um AVC em algum momento da vida. A intenção da caminhada foi chamar a atenção da comunidade para a gravidade da doença, divulgando orientações que facilitem o reconhecimento dos fatores de risco e dos sinais de alerta de um AVC e ainda estimular as pessoas a cultivarem uma vida saudável. Na caminhada estavam presentes, além dos acadêmicos do curso de fisioterapia, profissionais da área e professores do IESGF.


1ª Semana do Livro e da Biblioteca

Confira as fotos da 1ª Semana do Livro e da Biblioteca que ocorreu entre os dias 24 a 29/10/11. A programação incluiu exibição de filmes, encontro com professores, Stand-up do manezinho Odilho, descerramento da placa de nomeação da Biblioteca em homenagem ao Prof. Fernando Fernandes de Aquino e premiação dos leitores mais assíduos durante o primeiro semestre de 2011: 1º Lugar: Viviane Damaris Romão (Direito Fasc), 2º Mayra Kahl (Direito IES), 3º Guilherme Bernardes (Direito Fasc).


Visita à Superintendência da Polícia Federal

Na manhã do dia 01/11/2011, os alunos do Curso de Direito do IESGF, acompanhados pelo Professor Marcelo Pertile e pelo Coordenador do Curso - Professor Daniel Krause - realizaram visita técnica à Superintendência da Policia Federal em Santa Catarina. No evento, os alunos foram recepcionados pelo perito criminal Sr. Aurelio e pelo Delegado Federal Dr. Ildo Rosa, que proferiu palestra. Na ocasião foram exibidos vídeos institucionais e de pericia criminal. Posteriormente os acadêmicos de Direito puderam conhecer o stand de tiro da instituição, onde ouviram palestra com especialista em armas da Polícia Federal, que exibiu alguns exemplares, bem como o poder bélico das mesmas.


Comemoração Dia do Fisioterapeuta

Dia 13 de outubro é o dia do Fisioterapeuta. O Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis – IESGF comemorou o dia do fisioterapeuta no dia 17 de outubro no Teatro Municipal Adolpho Mello em São José com palestras oferecidas por profissionais da área. Neste evento os acadêmicos do IESGF tiveram a oportunidade de conhecer melhor as áreas de atuação e a expectativa da profissão. O Drº. Rodrigo Knabben, fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Florianópolis, abriu o evento com a palestra sobre a “Atuação do fisioterapeuta no atendimento primário à saúde”, na qual relatou a importância do fisioterapeuta em atuar junto com a equipe do Programa de Saúde da Família do Sistema Único de Saúde – S.U.S. Em seguida, o Drª. Elaine Puccion, fisioterapeuta da Fundação Catarinense de Educação Especial, palestrou a respeito do papel do fisioterapeuta na educação especial; e por fim, o Drª Kelly Cattelan Bonorino, fisioterapeuta do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, encerrou o evento com a palestra sobre a atuação do fisioterapeuta no ambiente hospitalar.


1º Ciclo de Integração dos Cursos de Ciências Contábeis e Direito

Realizou-se no dia 13 de outubro de 2011 o 1º Ciclo de Integração dos Cursos de Ciências Contábeis e Direito da Faculdade de Santa Catarina - FASC e do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IESGF, com o objetivo dereciclare promover a cultura e a integração dos acadêmicos, estimulando-os ao uso de habilidades essenciais de contadores e juristas, na atualização das normas ligadas à capacidade de pesquisa, possibilitando um espaço para o fomento e formação do senso crítico, debate e integração, pois a transmissão do conhecimento não se dá somente em sala de aula, mas também através de ciclos de palestras de integração, colóquios, congressos, entre outros.

Programação do evento:
18h00 às 19h00– Credenciamento;

19h00 às 19h15min– Formação e composição da mesa de abertura do evento, sendo composta peloDiretor do IESGF e da FASC, Prof. Geraldo Majela Ferreira de Macedo;representando o Exmo. Senhor Prefeito Municipal de São José, Prof. Benjamim Antônio de Melo; Coordenador do Curso deCiências Contábeis, Prof. Ricardo Espindola e Coordenador do Curso de Direito, Prof. Daniel Krause.

19h30min – Palestraproferida pelo Empresário Contábil, ContadorJosé Matheus Hoffmann, com o tema: As Expectativas da IRFS para as Pequenas e Médias Empresas;

20h50min - Palestraproferida pelo Advogado e Professor Douglas Phillips Freitas, com o tema: Partilha e Sucessão de Cotas Empresariais, com ênfase no Direito de Família.

22h00 – Encerramento das atividades.


Dia do Contador

Foi realizado no dia 22 de setembro de 2011, no campus III, para os alunos (as) da segunda fase, turmas P e Q do Curso de Ciências Contábeisda Faculdade de Santa Catarina - FASC - palestra com o Contador, Administrador e Advogado, Professor Luiz Antônio Costa, com o tema: "O Contador: história, legislação e mercado de trabalho". Comemorando o dia do contador, é importante frisar que Santa Catarina desponta no cenário nacional por ser um Estado de empreendedores, seja pelos pequenos e criativos negócios que prosperam em todas as regiões do Estado, seja pelas grandes empresas que ao longo do tempo foram conquistando o mercado nacional e internacional. A maior parte dos catarinenses, porém, não percebe que, por trás de todas essas empresas, há o profissional da contabilidade, assessorando-as e ajudando-as a crescer. São as informações gerenciais repassadas por esse profissional que permitem aos empreendedores verificar o sucesso de uma estratégia de mercado e, também, traçar novos planos de negócio. Cabe a ele abastecer o gestor das informações necessárias à tomada de decisões. Composta atualmente por 405 mil profissionais em todo o país, sendo 20 mil em Santa Catarina, a classe contábil comemora o seu dia como uma das profissões de maior projeção no país. Devido à crise e às grandes transformações por que passa a economia mundial, cada vez mais se exige transparência e visibilidade nas transações nas áreas pública e privada. O registro dos fatos, o controle e os direcionamentos contábeis assumem uma importância fundamental em todos os tipos de organização. A profissão ganha destaque ainda maior frente às mudanças que estão ocorrendo em razão da implementação da convergência às normas internacionais de contabilidade (IFRS) e do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que têm um impacto direto no dia-a-dia das empresas.


9º ECECON

Foi realizado nos dias 26 e 27 de setembro de 2011, o 9º Encontro Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis - ECECON, realizado no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis-SC, em que a acadêmica Priscila Gheno Propp, do 5º semestre do Curso de Ciências Contábeis da IESGF, fez a abertura do evento, representando todos os discentes das Instituições de Ensino Superior organizadoras do respectivo evento. Destaque-se ainda que o Exmo Sr. Diretor do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis e da Faculdade de Santa Catarina, foi convidado pelos organizadores do evento para fazer parte da mesa de abertura.Já no segundo dia, o Coordenador e Professor da IESGF e da FASC, Ricardo Espindola, fez parte da mesa como moderador do painelSustentabilidade, das palestras: 1-"Balanço Contábil das Nações-aspectos econômicos, sociais e ambientais da sustentabilidade", sendo palestrante Prof. José Roberto Kassai, Coordenador do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Meio Ambiente da USP; 2- "Avaliação da Sustentabilidade: Principais Perspectivas e Desafios", sendo palestrante Prof. Hans Michael Van Belle, professor do Departamento do Mestrado e Doutorado em Administração da UFSC e Diretor do Planejamento e Finanças da UFSC. Ao final das referidas palestras o Profº Ricardo Espíndola entregou certificado e uma lembrança aos palestrantes.


Visita à sede do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina – CRC/SC

No dia 09 de setembro de 2011 foi à vez dos acadêmicos das duas turmas da 4ª fase do curso de Ciências Contábeis do IESGF visitarem o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, em Florianópolis/SC. Os alunos foram recepcionados pela Coordenação de Curso e Coordenação Pedagógica do IESGF – Prof. Luiz Ricardo Espíndola e Prof. Arthur Coutinho Neto, respectivamente, bem como pelos representantes legais do CRC/SC. O Contador e colaborador do CRC/SC, Sr. Cláudio, apresentou os setores de fiscalização, jurídico, contabilidade, compras, cobrança, atendimento, biblioteca, auditório e as salas de treinamento aos alunos. Em seguida foi proferida uma palestra pela Conselheira e contadora Rúbia Magalhães, sobre a importância da profissão contábil. Por derradeiro, às 12 horas, houve o encerramento da visita, com fotos para o Jornal do CRC/SC e Site do IESGF e distribuição de material e certificado da palestra aos acadêmicos.


I Encontro dos acadêmicos do Curso de Fisioterapia

Nos dia 15, 16 e 17 de junho os acadêmicos do curso de Fisioterapia participaram do I Encontro dos acadêmicos do Curso de Fisioterapia do IES, realizado no Teatro Municipal Adolpho Mello em São José. Neste evento, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer melhor as áreas de atuação e a expectativa da profissão. O Drº. Ft. Gregório Francisco Ferreira Neto, fisioterapeuta membro do CREFITO 10, abriu o evento com a palestra sobre a “Expectativa do fisioterapeuta no mercado de trabalho”. Em seguida, o Drº. Darci Lopes Melo Junior, médico ortopedista e traumatologista especialista em cirurgia da articulação dejoelho, palestrou a respeito das novas técnicas de reconstrução do ligamento cruzado anterior e o uso do plasma rico e plaqueta nesse tipo de cirurgia, e o fisioterapeuta Drº. Caine comentou a respeito da reabilitação pré-operatório e pós-operatório da reconstrução do ligamento cruzado anterior com e sem o uso do plasma rico em plaqueta. No dia 16, os acadêmicos foram privilegiados por assistirem a palestra da Drª Débora Correia Bernades, fisioterapeuta, referente à reabilitação da mão e ortese; logo em seguida tiveram a palestra a respeito da atuação da fisioterapia na Terapia Manual e “Kynesio Taping” por Drº. Ft. Gregório Francisco Ferreira Neto. No dia 17, a Drª Daniella Rebellato Ferreira, fisioterapeuta, explicou aos acadêmicos sobre a atuação do fisioterapeuta na área de Uroginecologia tanto na população feminina e masculina; e por fim o Drº Michel Castro, fisioterapeuta, encerrou o evento com a palestra sobre a atuação do fisioterapeuta desportivo.


Exposição de Banners do Curso de Administração

Os alunos da 6º e 7º período do Curso de Administração apresentaram, entre a última semana de Maio/2011 e a primeira de junho/2011, em forma de Banner ou Pôster, uma proposta acadêmicapara expor o tema pesquisado, Organizações de Aprendizagem. Este conteúdo integra a ementa da disciplina Aprendizagem Organizacional, ministrada pela Profº. Alcina Knabben.


Visita à sede do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina – CRC/SC

Os alunos do primeiro semestre do Curso de Ciências Contábeis realizaram uma visita à sede do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina – CRC/SC, em Florianópolis, onde 42 acadêmicos (as) compareceram a tal evento.

Os alunos foram recepcionados pelos representantes legais do CRC/SC e em seguida puderam conhecer as instalações com o Contador e colaborador Sr. Cláudio, que apresentou os setores de fiscalização, jurídico, contabilidade, compras, cobrança, atendimento, biblioteca, auditório e salas de treinamento. Após foi proferida palestra sobre a importância da profissão contábil pela Conselheira e contadora Rúbia. Por derradeiro, às 12 horas houve o encerramento da visita, com fotos para o Jornal do CRC/SC e distribuição de material e certificado da palestra aos acadêmicos.


Palestra sobre Acupuntura

No dia 12 de maio de 2011, os acadêmicos da primeira fase do curso de Fisioterapia tiveram o privilégio de assistir a palestra sobre Acupuntura ministrada pelo Dr. Marcelo Benedet Tournier, médico especialista em fisiatria, pediatria e acupuntura. A palestra abordou o histórico, objetivo da técnica, benefícios e tratamento.


Palestra sobre Shiatsu

Aconteceu no dia 19 de maio 2011, uma palestra sobre Shiatsu para os alunos do 1º semestre do curso de Fisioterapia. A palestra foi ministrada pela Dra. Daniela Luiz Tomasi, fisioterapeuta especialista em terapias manuais.


Projeto de Extensão - Ação Social

Foi realizadono dia 21 de maio de 2011, às 14h um café solidário no asilo Lar de Zulma, situado em Campinas/São José. A ação foi promovida pelos alunos do 5º período de Ciências Contábeis, sob a supervisão do Coordenador e ProfessorRicardo Espíndola, tendo como objetivo:


Palestra: "As novas expectativas Profissionais para o Contabilista do Futuro"

No dia 18 de maio de 2011 na 3ª fase de Ciências Contábeis assistiu uma palestra com o Senhor Sérgio Faraco, Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, com o tema: As novas expectativas Profissionais para o Contabilista do Futuro.

Foi apresentado aos acadêmicos a importância e a perspectiva da profissão do contabilista, descrito as alternativas mercadológicas de investimentos, na carreira de contabilista, tanto no âmbito do setor privado como público. Comentou acerca das mudanças na área contábil, a evolução que passa a contabilidade em suas mudanças, bem como da situação atual da profissão do contador no país, que cada vez mais se torna indispensável sua capacidade e habilidade.


Palestra: "Crimes Tributários e Responsabilidade Penal do Contabilista"

Ocorreu no dia 06 de maio de 2011 a palestra intitulada de"Crimes Tributários e Responsabilidade Penal do Contabilista", para os alunos do curso de Ciências Contábeis. Esta foi proferida pelo Professor Juliano Keller do Valle.


Curso de Capacitação Sobre Imposto de Renda – 2011

Curso sobre Imposto de Renda 2011, com o Prof. Neri Muller, realizado nos dias 04, 05, 11 e 14 de abril de 2011.


Bancas de TCC do curso de Administração referente ao semestre letivo 2010.2


Semana da Administração

Realizou-se de 08 a 15 de setembro a semana de administração patrocinada pela coordenação do curso de administração sob a chancela da direção geral.
Este evento teve como objetivo geral oportunizar aos alunos olhares diferentes no exercício da administração por meio da atuação de diferentes profissionais de áreas diversas.
Foram ao todo nove palestrantes assim identificados:


1ª Olimpíada Universitária de Educação Financeira Edição Santa Catarina

A Olimpíada Universitária de Educação Financeira Edição Santa Catarina – é um torneio educativo que será disputado nas principais universidades de Santa Catarina e premiará os alunos que obtiverem os melhores resultados nas simulações e questionários que têm como objetivo educacional principal permitir o contato dos universitários com temas da economia brasileira e mundial com foco nos desdobramentos práticos que estes possuem no dia-a-dia do indivíduo, da população, das empresas e dos governos.
A Etapa IES e FASC ocorreu no dia 14.09.10



Melhor Slogan

5ª FASE
Produto – café em sache
Nome: Pretinho Básico
Slogan: O Café do Mané, fácil assim, todo mundo quer
Alunos idealizadores: Adriana Magnus Santana, Deyvit Brito, Fabiano Neto, Sônia Rodrigues Gonçalves, Patrícia Feijó, Luiza Helena Sousa

6ª Q
Produto – doce de tomate
Nome: Pomidore
Slogan: O sabor agridoce da terra
Alunos idealizadores: Cristina Coelho, Elaine Brand, Gean Juncks, Sandra Dall Agnol, Volnei Flores.

6ª P
Produto – cartão universitário
Nome: Faculcard
Slogan: O único verdadeiramente universitário
Alunos idealizadores: Adriano Pessoa, Josiely Coelho Pessoa, Caroline Espíndola, José Luis Beltramin.

Ainda, em função do caráter social, foi instituído também o Mérito Social para o Projeto Limpeza Urbana, que propôs a melhoria do carrinho de catadores de lixo, com material mais leve e resistente, com porta-luvas e porta água. Alunos idealizadores: Dirceu Neto, Evelize Freitas, Kelly Moreira, Marcela Jaeger, Priscilla Petri, Rodrigo Cidral.

A exposição contou com a visita de professores da Instituição, que levaram seus alunos para prestigiar os colegas. Foram efetuadas vendas simbólicas de alguns produtos, através da negociação direta entre os alunos expositores e os alunos visitantes, e entre os próprios alunos expositores, que se empolgaram com a experiência de marketing.

As fotos dos vencedores do Melhor Slogan, do Prêmio de Mérito e das demais exposições poderão ser conferidas abaixo.

Unidade I
Av. Salvador di Bernardi, 503 - Campinas 
São José/SC
Tel/Fax: (48) 3878-2000

Unidade II
R. 7 de Setembro, 23 -  Kobrasol
São José/SC
Tel/Fax: (48) 3878-5000

Unidade III
R. Jomilda Camargo da Cunha,198 - Kobrasol
São José/SC
Tel/Fax: (48) 3247-7173

Unidade IV
Rua João S. Ouriques, 825 - Kobrasol
São José/SC
Tel/Fax: (48) 3257-2525

Todos os direitos reservados © 2002- 2014 - Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis