Eventos


Projeto “Um Real” – Turma de Administração Visita Centro Comunitário Bela Vista

No dia 06 de junho de 2015, os alunos da 7ª fase do curso de Administração realizaram uma visita ao Centro Comunitário do Bela Vista para efetuar a doação de alimentos a instituição. A mesma somente foi possível através do Projeto “Um Real” onde faz arrecadação dos valores com os alunos do campus IV para custear a compra dos alimentos.


Projeto “Beira Mar em Movimento”

No dia 28 de Junho de 2015, oferecido pela Fundação Municipal de Esportes e Lazer de São José-SC em parceria com o Curso de Educação Física do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis (IESGF), foi realizado o projeto “Beira Mar em Movimento” e teve como professores responsáveis Vanessa Herber e Moacir Pereira Junior.

O evento teve como objetivos:

Foram atendidas um total de 57 pessoas durante o evento.


1° Festival de Ginástica

No dia 20 de Junho de 2015, os alunos do curso de Educação Física promoveram o 1° festival de Ginástica, o festival foi orientado pela Professora Sabrina.
O evento ocorreu no centro Histórico de São José onde,tivemos também a participação de diversos grupos de ginástica, que se apresentaram no dia.
Parabéns a todos que participaram.


Projeto "Um Real – Visita a Casa de Acolhimento, Curso de  Recursos Humanos

Dando continuidade as programações do Projeto Um Real, foi realizada uma visita beneficente neste final de semana, dia: 06.06.2015 na Instituição: Casa de Acolhimento de Adolescente e Grupo de Irmãos Municipal - Rua Otto Julio Malina, 1306 -  B: Ipiranga, São José/SC.
A casa abriga no momento 13 internos, com idade entre 01 a 17 anos, sendo 01 menino (do grupo de irmãos) e 12 meninas.
O propósito desta visita era criar um cantinho da leitura, onde se conseguiu entre aquisições e doações 80 livros com assuntos diversos.
Ainda foi arrecado entre os alunos R$ 160,10 para comprar mantas, que a Casa de Acolhimento estava precisando.
Nesta tarde foi oferecido aos internos que estavam presentes, uma tarde de leitura com doces de festa junina.

Entre as doações e aquisições foram recolhidos: Roupas, calçados, mantas, livros e doces juninos.
Agradecemos a Direção da Instituição e aos Monitores, por nos receberem com tanto carinho.


Entrega de produtos de necessidade básica aos idosos da Casa de Repouso Recanto Feliz

EVENTO - DADOS DO PROJETO

Título do Projeto de Extensão: Ação Social, com entrega de produtos de necessidade básica aos idosos, da Casa de Repouso Recanto Feliz, no Bairro Barreiros, São José/SC.
Promovido pelos alunos da 8ª. Fase, do Curso de Ciências Contábeis, da IESGF

LOCAL, DATA E HORÁRIO

Local: Casa de Repouso Recanto Feliz – Barreiros – São José/SC
Data de Realização: 31 de maio de 2015
Horário: 10h00 às 11h30

PÚBLICO ALVO
- Graduandos da 8ª fase, turma P, do Curso de Ciências Contábeis, da IESGF

OBJETIVO
1) Elaborar visita, promovendo a ação social, aos idosos do asilo, distribuindo produtos de higiene e necessidades básicas, pelos acadêmicos ao recanto dos idosos.

CONTEÚDO
Foi realizada pelos acadêmicos do 8º semestre, juntamente com a  Comissão Própria de Avaliação, do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis – IESGF – desenvolveu um projeto intitulado “Responsabilidade e Ação Social”, dos acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis: a integração da Instituição com a  Comunidade”, realizada no dia 31 de maio de 2015, às 10h00, na casa de repouso Recanto Feliz, na localidade de Barreiros, em São José. A referida atividade é objeto das atividades complementares e da CPA.
A referida visita, com o objetivo de realizar ação social, bem como conhecer o convívio dos idosos, foi repassar alguns produtos de alimentação, higiene e necessidade básica aos idosos, como forma de doação pela turma em epígrafe, demonstrando a importância da participação dos alunos no processo de responsabilidade social desta ação, sendo considerado um sucesso por todos, projeto de extensão.
Por derradeiro, o objetivo do Projeto é contribuir com a inclusão social, integrar a Instituição e os Acadêmicos com a Comunidade, onde está inserida, bem como despertar nos alunos envolvidos, a importância das atividades, que visam a inclusão social.

CUSTOS: Não houve custos para a Instituição, já que os acadêmicos se organizaram e ficaram responsáveis por angariar recursos financeiros, para a promover referido evento.

Coordenador de Curso: Prof. Luiz Ricardo Espindola.


Projeto “Um Real” – Visita no Asilo de Idosos Casa Santa Maria dos Anjos

Em mais uma parceria com o Projeto Um Real os alunos das turmas de 1ª, 2ª e 3ª fases do curso de Administração, realizaram dia 19 de abril de 2015, uma visita fraterna na instituição Asilo de Idosos Casa Santa Maria dos Anjos
Endereço: Rua Padre João Batista Réus, 1040 - Caminho Novo - Palhoça/SC.
A Casa possui boa infraestrutura, a carência fica pela falta de alimentos, roupas, fraldas geriátricas, produtos de higiene e limpeza.
Junto com o carinho pelos idosos que lá se encontram acolhidos na casa, também foram levados alguns alimentos, que foram comprados ou arrecadados com parentes, amigos ou mesmo colegas de trabalho, que ao saber da ação social que envolve o Projeto Um Real, fazem questão de colaborar e contribuir com esta causa nobre.


Projeto “Um Real” – Curso de Administração Visita Lar de Cáritas

No dia 23 de Maio de 2015, foi realizado mais uma visita ao Lar de Cáritas pelos alunos da 4°, 5° e 6° fase de Administração através do Projeto 1 real. Com o valor arrecadado com o projeto, foram comprados alimentos que as crianças mais consomem como frutas e verduras, sucos, leite entre outros. As turmas envolvidas com a visita, ainda organizaram um café da tarde para as crianças com cachorro quente e refrigerante. Foi também alugado uma cama elástica e uma piscina de bolinhas, que de acordo com os dirigentes da casa, fez a alegria da criançada.


Projeto "Um real" Sessão Pipoca

As turmas de Gestão de Recursos Humanos da 2ª e 3ª fases juntamente com os membros da diretoria do Projeto Um Real, realizaram o evento Sessão Pipoca na instituição: Casa de Acolhimento de Adolescente e Grupo de Irmãos Municipal
Endereço: R. Otto Júlio Malina, 1306 - Bairro Ipiranga - São José/SC.
A Casa de Acolhimento abriga no momento 13 internos, entre crianças, adolescentes e jovens. A turma foi recebida pelas monitoras e pelos internos com grande alegria.

Além da recreação com filmes, pipocas e refrigerantes, também foram levados alimentos, roupas, produtos de higiene e limpeza. 

Quem tiver interesse em ajudar, a casa tem carência de móveis novos, cortinas para box, varais de chão ou de parede, mantas e cobertores e  algum voluntário que faça a manutenção com pequenos reparos, elétricos ou hidráulicos.

Agradecemos a todos que se empenham e colaboram com o Projeto Um Real, Só assim podemos fazer mais.

Evento: Sessão Pipoca
Turmas: Gestão de R H 2ª e 3ª Fases.
Dia: 25.04.2015


O que o mercado espera do bacharel em ciência da computação?

No dia 05 de maio de 2015, os alunos das fases iniciais de Ciência da Computação participaram de um encontro com os professores Patryck Ramos Martins e Vilmar Pereira Junior, ambos docentes da Instituição.

Na ocasião, foram apresentados o perfil profissiográfico estabelecido para o egresso do curso e as perspectivas profissionais para este profissional.

Além disso, os presentes puderam tomar ciência do que o mercado busca na área de tecnologia, os dados atualizados das vagas disponíveis e quais funções o profissional pode exercer no cenário atual.

Como elemento motivador, os professores Patryck e Vilmar, com o apoio dos professores Paulo Sérgio Horst, Ana Paula da C.C. da Silva e Marcelo Caio E. Viegas, discorreram sobre o curso em si, conjunto de disciplinas, trabalhos de conclusão de curso e toda a dinâmica do seu projeto pedagógico. Isto contou com a participação de acadêmicos presentes que questionaram seus professores e foram minimizadas suas dúvidas.

Aproveitou-se a oportunidade para a apresentação da produção dos alunos Vanderlei Hermesmeier, Russelo Porton e Antonielo Adriano por ocasião do seu trabalho de conclusão de curso – a máquina Arcade.

O momento foi importante para a integração de alunos e professores, bem como para a promoção de um ambiente favorável à compreensão e produção de conhecimentos técnico-científicos no decorrer da formação dos acadêmicos do curso.


Programa Contadores em Ação: Como elaborar Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física

Foi realizado nos dias 06 e 07/04/2015, no Calçadão da Felipe Schimidt, frente a Caixa Econômica Federal, com parceria das faculdades IESGF, FASC, representada pelo Coordenador do Curso de Ciências Contábeis, Prof. Ricardo Espindola e pelo CRC-SC, SESCON, no horário das 13h00 às 17h00, fazendo atendimento a comunidade da grande Florianópolis na tenda, instalada no local citado acima, em epígrafe, com o tema: PROGRAMA CONTADORES EM AÇÃO: COMO ELABORAR DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA PESSOA FISICA.

O público alvo foi a Comunidade da Grande Florianópolis e os discentes dos Cursos de Ciências Contábeis, do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis (IESGF) e Faculdade de Santa Catarina (FASC).

O objetivo do referido projeto e programa é ensinar a população da Grande Florianópolis a declarar e saber elaborar seu formulário de Imposto de Renda pessoa física. Promover a cultura e integração dos discentes do Curso de Ciências Contábeis e a comunidade da Grande Florianópolis, estimular os acadêmicos ao uso de habilidades essenciais aos contadores, na elaboração do formulário de Imposto de Renda de Pessoa Física, possibilitando assim, Instituição, docentes, alunos e comunidade, uma integração e oportunizar ao corpo discente a realização de atividades complementares, mediante expedição de certificado para os acadêmicos que participaram, atuando como consultores neste processo. O referido projeto conta com o apoio do Núcleo de Contadores em Gestão Empresarial (NUCONT), Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina SESCON da Grande Florianópolis. O projeto foi acompanhado docentes contadores da Instituição:

01- Prof. Luiz Ricardo Espindola;

02- Prof. Éderson Carlo Firmino
Este programa terá continuidade de atendimento ao público, em Barreiros, São José/SC.


Projeto de Extensão: Casa de Repouso Recanto Feliz

Título do Projeto de Extensão: Ação Social, com entrega de produtos de necessidade básica aos idosos, da Casa de Repouso Recanto Feliz, no Bairro Barreiros, São José/SC. Promovido pelos alunos da 8ª. Fase, do Curso de Ciências Contábeis, da IESGF

LOCAL, DATA E HORÁRIO

Local: Casa de Repouso Recanto Feliz – Barreiros – São José/SC
Data de Realização: 02 de maio de 2015
Horário: 16h00 às 17h30

PÚBLICO ALVO
- Graduandos da 8ª fase, turma P, do Curso de Ciências Contábeis, da IESGF

OBJETIVO
1) Elaborar visita, promovendo a ação social, aos idosos do asilo, distribuindo produtos de higiene e necessidades básicas, pelos acadêmicos ao recanto dos idosos.

CONTEÚDO
Foi realizada pelos acadêmicos do 8º semestre, juntamente com a  Comissão Própria de Avaliação, do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis – IESGF – desenvolveu um projeto intitulado “Responsabilidade e Ação Social”, dos acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis: a integração da Instituição com a  Comunidade”, realizada no dia 02 de maio de 2015, às 16h00, na casa de repouso Recanto Feliz, na localidade de Barreiros, em São José. A referida atividade é objeto das atividades complementares e da CPA.
A referida visita, com o objetivo de realizar ação social, bem como conhecer o convívio dos idosos, foi repassar alguns produtos de alimentação, higiene e necessidade básica aos idosos, como forma de doação pela turma em epígrafe, demonstrando a importância da participação dos alunos no processo de responsabilidade social desta ação, sendo considerado um sucesso por todos, projeto de extensão.
Por derradeiro, o objetivo do Projeto é contribuir com a inclusão social, integrar a Instituição e os Acadêmicos com a Comunidade, onde está inserida, bem como despertar nos alunos envolvidos, a importância das atividades, que visam a inclusão social.

CUSTOS: Não houve custos para a Instituição, já que os acadêmicos se organizaram e ficaram responsáveis por angariar recursos financeiros, para a promover referido evento.

Coordenador de Curso: Prof. Luiz Ricardo Espindola.


Projeto de Extensão: Responsabilidade Social - Lar de Zulma

Foi realizada pelos acadêmicos do 8º semestre, do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis – IESGF – projeto intitulado “Responsabilidade e Ação Social”, dos acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis: a integração da Instituição com a Comunidade”, realizada no dia 25 de abril de 2015, às 14h30, no Lar de Zulma, na localidade de Campinas, em São José. A referida atividade é objeto das atividades complementares e da CPA.
A referida visita, com o objetivo de realizar ação social, foi repassar alguns produtos de alimentação, higiene e necessidade básica aos idosos, como forma de doação pela turma em epígrafe.


Visita beneficente no Lar dos Velhinhos de Zulma - Curso de Administração

No ultimo sábado, dia 25/04/15, os alunos da 4° e 5° fase do curso de Administração fizeram uma visita beneficente no Lar dos Velhinhos de Zulma onde foi realizado um café da tarde para os idosos e em seguida foi entregue uma violeta para cada um. O projeto foi realizado em conjunto com a professora Janaina Perez. O mesmo ocorreu junto com a disciplina de Análise e elaboração de Projetos. O projeto foi emocionante para todos, pois foi possível assimilar um pouco dos conhecimentos destas pessoas que tem muito carinho a dar para todos.


Palestra com o Presidente do CRA/SC

Na terça feira, dia 14/04/15, os alunos do curso de Administração juntamente com professores, coordenação e direção do curso, tiveram a honra de receber o Presidente do Conselho Regional de Administração do estado de Santa Catarina (CRA-SC) o Administrador Evandro Fortunato Linhares que explanou sobre os temas; mercado de trabalho para administradores e a valorização da profissão do Administrador. 
Após a palestra foi aberto para perguntas onde houve debates entre o presidente e os alunos.


Projeto Lar de Caritas - Curso de Administração

Mais uma vez os alunos do curso de Administração se reuniram para realizar uma ação beneficente. Desta vez o projeto ocorreu no lar de Caritas no dia 04/04/15, o mesmo foi realizado pelas turmas da 4°, 5° e 6° fase.  

Foram doados alimentos, roupas e brinquedos arrecadados com amigos e familiares.  Com o valor arrecadado entre os alunos, foi alugado um pula-pula e a aluna Marileia conseguiu um carrinho de pipoca que fez a alegria de todos! Também foram doados ovos de páscoa e doces variados.


Projeto "Dia Feliz" - Disciplina Elaboração e Análise de Projetos - Administração

A disciplina de Elaboração e Analise de Projetos do curso de Administração propões aos acadêmicos a elaboração e execução de projetos práticos durante a disciplina. Os alunos da 4° e 5° fase, orientados pela Professora Janaina Perez, estão realizando seus projetos, dentro da área social. As fotos abaixo são do Projeto "Dia Feliz" realizado na Creche Monte Moriat, pelos alunos: Alini Machado Ariane Silva, Antonio, Missinia, Ana Paula e Jussara Gonsalves. As fotos retratam um pouco da alegria do trabalho.

Parabéns a todos os envolvidos, não só nesse projeto mas em todos que já aconteceram e ainda vão acontecer.


Dia Mundial da Água - 22 de março

No dia 25 de Março de 2015, em comemoração ao “Dia Mundial da Água”, os alunos do curso de Nutrição, realizaram uma ação no pátio da instituição, com o propósito de repassar orientações gerais quanto ao consumo diário adequado de água para a comunidade acadêmica do IESGF, tendo como responsável a Professora Mestra Janaína da Silva Dal Moro, os acadêmicos distribuíram garrafas de água mineral aos demais alunos da faculdade.

A atividade serviu também para promover um ambiente de atividade prática para os acadêmicos do curso de nutrição e promover a divulgação do curso de Nutrição IESGF.
Local: CAMPUS I IESGF
Data: 25/03/2015
Horário: 20:00 às 20:30.


Projeto Amigos do Bem

No dia 28/03/15, foi realizado a primeira etapa da projeto social "AMIGOS DO BEM" que teve como objetivo limpar e lavar o centro comunitário do bairro Bela Vista na cidade de São José - SC. Esta primeira etapa foi um sucesso graças a dedicação dos alunos que não mediram esforços para ajudar e a empresa GOEDERT que fez a doação de todos os materiais de limpeza necessários para a realização do projeto.
A segunda etapa do projeto visa realizar a pintura do local, assim os alunos juntamente com a coordenação do curso estão buscando arrecadar doações de tintas.
Nesta ação social estão envolvidos os alunos dos cursos de Administração e Recursos Humanos.


Páscoa Solidária

Realizamos neste ano o evento institucional na Páscoa. A Escola Municipal Areias de Cima possui uma populaçao carente com cerca de 110 crianças, quais participaram de uma festa no dia 01/04/15 ás 15h com seguinte cardápio: Suco, cachorro quente e uma mesa de guloseimas, cada criança também foi presenteada com um ovo de chocolate.

Para que isto acontecesse, os donativos e organizaçao foram divididos pelos cursos da instituiçao, que se organizaram fizeram um trabalho de arrecadaçao.

O empenho das turmas nos fez chegar ao objetivo proposto.

Temos certeza que o trabalho de todos foi recompensado pela alegria das crianças.


Dia Mundial da Nutrição

No dia 31 de Março de 2015, em comemoração ao Dia Mundial da Nutrição, os alunos deste curso – orientadas pela coordenadora do curso Professora Mestra Janaína da Silva Dal Moro e também da professora Mestra Dayanne da Silva Borges, realizaram um para a comunidade acadêmica, funcionários e professores dos Campi IESGF. O objetivo deste trabalho foi:


Dia Internacional da Mulher

Foi realizada na Beira Mar de São José Avaliação Física só para mulheres em comemoração ao dia Internacional da Mulher (08/03). Foram avaliadas a pressão arterial, flexibilidade de ombros e quadril, IMC e circunferência abdominal. Além da avaliação foram realizadas orientações e prescrições de atividade física. Esta atividade prática foi realizada pelos alunos da 1ª e 3ª fases do curso de Educação Física, e pode trazer aos alunos, vivências práticas acerca de atividades ligadas a educação física, bem como, promover ações que possibilitem saúde e qualidade de vida a população de uma forma geral.

Local, data e horário do evento

Local: Beira Mar de São José.
Data(s): 8 de março de 2015.
Horário(s): das 9h00 às 12h00.


Visita Técnica dos alunos do Curso de Educação Física

Nos dias 17 e 23 de Março os Alunos do Curso de Educação Física realizaram uma visita Técnica para conhecer o centro de treinamento de Ginástica do Colégio Nossa Senhora de Fátima. Após a visita os alunos tiveram a oportunidade de realizar uma discussão sobre o assunto, aprimorando ainda mais seus conhecimentos na modalidade.


Gestao de Recursos Humano – "Projeto 1 Real"

No dia 14 de Março de 2015, os alunos da 3a fase do curso de Gestao de Recursos Humanos do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IESGF estiveram presentes na Casa de Acolhimento localizada em Sao José no bairro Barreiros onde abriga crianças de 0 á 16 anos. Os estudantes arrecadaram através do "Projeto 1 Real" produtos de limpeza que eram de grande necessidade para a entidade, a turma ainda se mobilizou juntamente com amigos e familiares para conseguir doaçoes de roupas e brinquedos as quais foram doadas a mesma instituiçao.

Nesta tarde os alunos proporcionaram além de brincadeiras, um lanche para as crianças com cachorro quente, suco, refrigerante e sobremesa onde também comemoraram o aniversário de um dos internos.


Aula Inaugural do Curso de Nutrição

No dia 11 de Março de 2015, os calouros do curso de Nutrição tiveram uma aula inaugural com palestra do Conselho Regional de Nutrição (CRN10), que passaram informações quanto à atuação do CRN10 na região, atribuições do conselho e atuação do profissional nutricionista tendo como palestrantes a Conselheira Nádia Guesser e Coordenadora técnica Pietra Klein e como responsável a Professora Mestra Janaína da Silva Dal Moro.

Os objetivos desta palestra foram:


Aula Inaugural de Educação Física com Representante o CREF-SC

No dia 03 de Março, os alunos da 1° fase do Curso de Educação Física participaram de uma aula inaugural, onde o Sr. Juliano Prá, representante do CREF-SC explanou sobre a profissão do Educador Físico. Os alunos tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas e esclarecer assuntos relevantes da profissão.


Um dia no Campus – 2014

No dia 29 de outubro de 2014, nas dependências do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis, aconteceu a segunda edição do Evento: Um dia no Campus, este evento teve como objetivo proporcionar ao alunos do ensino médio , em especial ao alunos do terceiro ano, maior conhecimento e esclarecimento sobre algumas profissões.

O Evento foi realizado no período matutino, contou com cerca de 300 alunos de escolas da rede pública e particulares da região, estes tiveram  a oportunidade  de vivenciar  e conhecer atividades desenvolvidas em diversas áreas, tais como: Direito, Administração, RH, Engenharia, Ciências Contábeis, Ciência da Computação , Redes de Computadores, Fisioterapia, Enfermagem Nutrição etc., e ainda durante a visita degustaram um delicioso lanche e um puderam aproveitar com momentos de descontração com DJ e aulas de zumba, além da máquina de fliperama desenvolvida como trabalho de conclusão de curso dos alunos do curso de ciência da computação, que ficou disponível para os visitantes poderem se divertir.

Aproveitamos para agradecer a todas as escolas e aos alunos que estiveram e professores presentes no evento. Agradecemos também a toda nossa equipe de Coordenadores de cursos, professores, e funcionários que trabalharam para que esse evento mais uma vez tenha sido sucesso!


Jornada das Profissões 2014.

Neste ano de 2014 foi realizado mais uma edição do projeto “Jornada das Profissões”. A Jornada das Profissões, é um programa desenvolvido e promovido pela empresa Via jovem de SC onde o maior objetivo é promover o encontro de alunos do ensino médio com os palestrantes das mais diversas instituições universitárias da região, onde o IESGF  teve o privilégio de participar.

Aproveitamos para agradecer às Escolas participantes pelo acolhimento, os organizadores do evento, e em especial a todos os coordenadores, professores e colaboradores do IESGF que trabalharam para que este evento tenha sido um sucesso.

Escolas participantes em 2014:


7° Encontro de coordenadores do Curso de Ciências Contábeis.

Professores de 13 Instituições de Ensino Superior (IES) de Santa Catarina, inclusive o Professores Ricardo Espindola, Coordenador do Curso de Ciências Contábeis, do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis e da Faculdade de Santa Catarina, com alguns Docentes da FASC e IESGF participaram, na quarta-feira, dia 30 de outubro de 2014, do 7º Encontro Catarinense dos Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis, realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), no auditório da entidade, em Florianópolis. Durante todo o dia foram debatidos temas que influenciam diretamente a atividade acadêmica, com destaque para as matrizes curriculares.
O encontro foi realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina e contou com diversas palestras envolvendo o ensino e a educação contábil.
A plateia participou ativamente dando opiniões, trazendo exemplos de como atuam nas universidades em que trabalham e trocaram ideias o tempo todo. Em vários momentos, inclusive o Coordenador do Curso de Ciências Contábeis do IESGF e FASC fez parte de painel, para falar sobre os projetos de Extensão da Instituição.


Alunos do Curso de Ciências Contábeis fazem visita técnica a Portonave

Os alunos do Curso de Ciências Contábeis, do Instituto De Ensino Superior da Grande Florianópolis - IESGF estiveram no dia 06 de novembro de 2014, na cidade de Navegantes-SC, para visitar o Terminal Portuário da Portonave. Esta visita técnica teve por finalidade aprimorar os conhecimentos dos alunos com relação ao mercado brasileiro de importação e exportação. Assim, esses participaram de uma palestra no auditório da empresa, sobre o funcionamento do setor contábil da empresa, com o Chefe da Contabilidade, Sr. Gomes e em seguida foram conduzidos ao ático da empresa, onde foi possível ter uma visão de todo o processo logístico da organização.

De acordo com informações da Empresa PORTONAVE, é considerada a maior empresa de portos da América latina, obtendo lucratividade mensal de R$ 40 bilhões de reais.


4ª Edição do EATEC - Encontro Acadêmico de Tecnologia/IESGF

No dia 28 de outubro, alunos e professores de Ciência da Computação e do Tecnólogo em Redes de Computadores reuniram-se no Centro Executivo Terra Firme para a quarta edição do EATEC - Encontro Acadêmico de Tecnologia/IESGF. O evento contou com a presença do Prof. Samir Saliba Murad, Diretor Geral da Instituição, que abriu os trabalhos.

No evento, foram apresentadas algumas atividades desenvolvidas por professores e alunos, quais sejam:
- Projeto em fase de elaboração - Realidade Aumentada como ferramenta de apoio ao ensino de enfermagem, fisioterapia e educação física. O Prof. Paulo Sérgio Horst apresentou as metas iniciais propostas pelo projeto, situando-o no estado da arte neste campo.
Na sequência, o aluno Jhonny Willian de Abreu, da quinta fase de Ciência da Computação, apresentou, juntamente com o Prof. Patryck Ramos Martins, o Vigilantos, ferramenta desenvolvida por ele por demanda da Secretaria Estadual de Saúde e que permite o monitoramento das atividades associadas ao combate à Dengue em Santa Catarina.

Logo após, os alunos Russelo Porton, Vanderley Meiermeyster, Antonelo Adriano e Guilherme da Silva demonstraram o resultado do seu Trabalho de Conclusão de Curso - a Máquina Arcade.
A máquina foi totalmente construída pelos alunos que utilizaram tecnologias MAME, Arduino e linguagem C++.
A apresentação permitiu um momento de descontração, onde os presentes puderam contribuir com suas habilidades em games.

Como encerramento, o Prof. Dr. Fernando Antonio Cerutti proferiu palestra sobre a temática das novas tecnologias atuais. Entre as tecnologias citadas, o Prof. Fernando comentou sobre Cloud Computing, a "internet das coisas" e a RFID - Radio Frequency Identification.

O evento, que ocorre anualmente, teve nessa edição o objetivo de mostrar algumas das tecnologias que  configuram avanços significativos em termos tecnológicos para o futuro próximo e, também, socializar alguns trabalhos que são desenvolvidos internamente nos cursos, o que deve incentivar a produção técnico-científica da comunidade acadêmica.


Alunos do Curso de Administração fazem visita técnica a Portonave

Os alunos do curso de Administração do Instituto De Ensino Superior da Grande Florianópolis - IESGF estiveram no dia 09 de outubro de 2014 na cidade de Navegantes-SC para visitar o Terminal Portuário da Portonave. Esta visita técnica teve por finalidade aprimorar os conhecimentos dos alunos com relação ao mercado brasileiro de importação e exportação. Assim, esses participaram de uma palestra no auditório da empresa e em seguida foram conduzidos ao ático da empresa onde foi possível ter uma visão de todo o processo logístico.


Projeto de extensão: Curso de Ciências Contábeis visita Casa Lar do Povo

Foi realizada pelos acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis, juntamente com Coordenador de Curso de Ciências Contábeis, um projeto intitulado “Responsabilidade e Ação Social”, dos acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis: a integração da Instituição com a Comunidade”, realizada no dia 25 de outubro de 2014, as 08h30, na Casa Lar do Povo, no bairro Estreito, em Florianópolis. A referida atividade é objeto das atividades complementares e da CPA.
A referida visita, com o objetivo de realizar ação social, foi repassar alguns brinquedos, doados pelos alunos e comunidade, como forma de doação pela turma para as crianças, demonstrando a importância da participação dos alunos no processo de responsabilidade social desta ação.


Visita ao Centro Comunitário Bela Vista

No último sábado dia 25 de outubro de 2014, os alunos da 6° fase do curso de Administração realizaram uma visita ao centro comunitário Bela Vista onde foram doados aproximadamente 100 Kg de alimentos. Parte destes Alimentos são oriundos do projeto social “1 Real” , que é organizado pelos alunos do Curso de Recursos Humanos e têm como objetivo arrecadar toda semana doações voluntárias de todas as turmas da faculdade e reverter em alimentos para serem doados em instituições carentes.


Ciclo de palestras – CRC/SC

Foi elaborado Projeto de Extensao pela Coordenaçao de Curso, em que foi agendada no dia 16 de Outubro de 2014, exclusivamente aos academicos (as) do Curso de Ciencias Contábeis, um ciclo de palestras no Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, em Florianópolis/SC, com a seguinte programaçao:

Palestra 1: Simples Nacional
Palestrante: Rúbia Albers Magalhaes
Palestra 2: Os Desafios da Contabilidade como Negócio.
Palestrante: Éwerson Luis Wiethorn


Campanha Dia das Crianças- Administração

Os alunos da 7° fase do curso de Administração realizaram uma campanha para doação de brinquedos a serem entregues a 95 crianças do Conselho Comunitário do Furadinho. Este evento teve como objetivo presentear as crianças carentes atendidas pela entidade em comemoração ao “Dia das Crianças”, celebrado no dia 12 de Outubro.

Na ocasião ainda foi servido um lanche.

Este projeto arrecadou e distribuiu 37 Bolas, 39 Ursos, 52 Carrinhos, 14 Bonecas, totalizando 142 brinquedos(Somente brinquedos novos e em ótimo estado).


Bodyattack e Bodycombat para os alunos do curso de Educação Física

No dia 15 de Setembro de 2014, no Campus II, os alunos do curso de Educação Física tiveram a oportunidade de experimentar as modalidades de "Bodyattack" e "Bodycombat" com o Profissional de Educação Física, Instrutor da "Body Systems", Anderson Machado.
O BODYATTACK é uma aula de treinamento intervalado de alta energia que combina movimentos aeróbicos atléticos com exercícios de força e estabilização, na sala de ginástica. Inspirada em movimentos derivados de esportes como vôlei, tênis, basquete e futebol, muitas vezes fará você se sentir como um atleta durante o seu treino de preparação física, em que seu professor será seu técnico e treinador! Já o BODYCOMBAT é um programa de ginástica baseado nos mais diversos estilos de Artes Marciais como: Karatê, Boxe, Capoeira, Muay Thai, Jiu Jitsu, Kick Boxing, entre outras.
Na ocasião foi possível proporcionar aos alunos uma vivência prática dessas modalidades, na disciplina de Ginástica Geral ministrada pela professora Sabrina.


Alunos de Administraçao e Recursos Humanos fazem Visita  a Sao Joao Batista

Os alunos do curso de Administraçao e Recursos Humanos , estiveram no dia 24 de Setembro de 2014 na cidade de Sao Joao Batista - SC , nesta viagem fizeram uma visita técnica as fábricas ALA calçados e Raphaella Booz, onde puderam conhecer um pouco sobre o processo de produçao e setores como, costura, seleçao de couro/tecido, colocaçao de peças, corte, entre outros.
A visita foi acompanhada pelo coordenador curso Prof. Fabricio Haubert e pela coordenadora  pedagógica Prof. Janaína Vieira.


Curso de Administraçao faz visita ao CRA/SC

Foi elaborado Projeto de Extensão pela Coordenação do curso de Administração Prof. Fabrício Haubert e o Prof. Luiz Ricardo Espindola, em que foi realizada uma visita e palestra aos acadêmicos (as) do Curso de Administração, do primeiro e segundo semestre, ao Conselho Regional de Administração de Santa Catarina, em Florianópolis/SC. 

Essa visita foi feita no dia 23 de Setembro de 2014, às 19h15 minutos, chegada ao CRA/SC, onde houve  a recepção dos discentes por parte da Coordenação de Curso e Prof. Luiz Ricardo Espindola, bem como dos representantes legais do CRA/SC. Após, por volta das 19h30 minutos, foi feita  a visita aos setores do CRA/SC pela gerente e colaboradora do CRA/SC, Sra. Adriana, que apresentou os setores de fiscalização, jurídico, contabilidade, compras, cobrança, atendimento, biblioteca, auditório, salas de treinamento. No horário das 19h45 minutos, será ministrada palestra sobre a importância da profissão do administrador pelo Administrador de Empresas e colaborador do CRA/SC, Alexandre Henrique Capistrano. Por derradeiro, às 21h30 minutos houve o encerramento da visita e palestra, com fotos para o Jornal do CRA/SC e distribuição de material e certificado da palestra aos acadêmicos.

O objetivo dessa visita foi promover, estimular e apresentar aos acadêmicos, as inúmeras oportunidades que a área da administração oferece aos profissionais da administração, otimizando a participação e o conhecimento adquirido, durante o percurso do ensino/aprendizagem na Instituição de Ensino, através de uma relação mais próxima, com a prática cotidiana da profissão.


Minicurso - Maple para Engenheiros

Aconteceu nos dias 29 e 30 de julho, um Minicurso do Software Maple, apresentado pela Profa. MSc. Ana Paula da Cunda Correa da Silva para os alunos do Curso de Engenharia Civil.

O Maple é um software da classe dos sistemas de computaçao algébrica voltado para a resoluçao de problemas de Matemática e áreas afins, e que permite, além de manipulaçoes algébricas e numéricas, a geraçao de gráficos em duas e tres dimensoes com possibilidade de animaçao.

A ferramenta é potente em termos de capacidade de armazenamento e processamento e se aplica perfeitamente as disciplinas envolvendo cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear, Equaçoes Diferenciais, Física e Estatística, entre outros pacotes específicos.

Pelo seu desempenho, a utilizaçao do Software Maple é recomendável como apoio ao ensino de disciplinas envolvendo as áreas citadas e que permeiam a matriz curricular dos cursos de Engenharia oferecidos pelo IESGF. Com ele, o aluno testa e esclarece conceitos tratados em sala de aula.

O Minicurso pretendeu atender a demanda na formaçao do bacharel em Engenharia Civil do IESGF.


IV SECMASC – Seminário de Conciliaçao, Mediaçao e Arbitragem de Santa Catarina

Aconteceu nos dias 18 e 19/09/2014 (quinta e sexta-feira) em Florianópolis, no auditório do CRCSC – Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, o IV SECMASC - Seminário de Conciliaçao, Mediaçao e Arbitragem de santa Catarina, em que o Coordenador do Curso de Ciencias Contábeis, Prof. Ricardo Espindola, fez parte da mesa de um dos painéis, como Presidente e mediador. Várias personalidades estavam ministrando palestras e painéis, voltados para a temática de resoluçao extrajudicial de conflitos. O evento é apropriado para estudantes, contadores, advogados, corretores, administradores, engenheiros, psicólogos e professores, entre outros que necessitam de maior conhecimento da Conciliaçao, Mediaçao e Arbitragem. O Seminário é promovido pela Fecema e pelo CRC/SC. Houve participaçao dos alunos da Instituiçao, do Curso de Ciencias Contábeis e do Curso de Direito.


Aula de Zumba para os alunos do Curso de Educaçao Física

No dia 05 de Setembro de 2014, no campus 2, os alunos do curso de Educaçao Física tiveram a oportunidade de se divertir com uma aula diferente, foi apresentado aos a “Zumba”, na ocasiao foi possível proporcionar aos academicos uma vivencia prática dessa modalidade, a aula foi realizada pelo profissional de Educaçao Física Luiz Alberto Simas, na disciplina de Ginástica ministrada pela prof. Sabrina.


Dia do profissional de Educaçao Física e a semana da Educaçao Física no IESGF

Em alusao ao dia do profissional de Educaçao Física e a semana da Educaçao Física nos dias 01 e 04 de Setembro de 2014, foram realizadas duas palestras no auditório da faculdade sob os temas “A importância do marketing pessoal para profissionais de Educaçao Física” com a professora Janaína Perez no dia e “O Papel do profissional da Educaçao Física na reabilitaçao cardíaca” com a professora Rafaella Zulianello dos Santos. A atividade contou também com a participaçao do Conselho Regional de Educaçao Física-CREF3.

O objetivo do evento foi estimular os academicos de Educaçao Física da IESGF para que sempre valorizem e sintam orgulho da profissao que escolheram, assim como busquem sempre capacitar-se para melhor oferecer seus préstimos. Dar enfase a comunidade academica e social a importância da profissao expondo o trabalho que é realizado.


Comemoração Dia do Administrador e Semana da Administração

Em comemoração ao dia do Administrador celebrado no dia 09 de setembro, o Instituto de Ensino Superior Da Grande Florianópolis - IESGF promoveu pelo 3° ano consecutivo o evento "Semana do Administrador" onde foram disponibilizados aos alunos ciclos de palestras.

Para abrir o evento, ocorreu no dia 10 de Setembro de 2014 no auditório do campus 4 a palestra com o colunista do site Administradores.com Leonardo Posich, com o tema "Marketing Digital".
Para completar o evento foram arrecadados alimentos que serão doados a uma instituição de caridade que será escolhida posteriormente.

O evento teve continuidade no dia 17/09 com as palestras "Conquiste seus Sonhos" ministrada pelo Sr Clairton da Linea Coaching e "Gestão da Exportação e defesa comercial para as organizações" ministradas pela Profa. Joana Stelzer da Universidade Federal De Santa Catarina. Neste dia ainda houve a participação especial do Manezinho Odilho.

No último dia do evento, os alunos e professores foram contemplados com a palestra "O Futuro do Gestor (cultura, conhecimento e comunicação" ministrada pela Profa. Luciane Stallivieri e para finalizar o evento foi feito uma mesa redonda para debater o assunto da palestra do dia. Na ocasião a mesa foi composta por André Wnderlind (Cassol), Ildemar Cassias Pereira (CRA-SC), Fabio Queiroz (Alameda Casa rosa) e pela Profa. Fernanda Maria Campos (IES).


Alunos do curso de Administraçao  participam de Palestra Sobre Neuromarketing

No dia 11/09/14 alguns alunos da 8° fase do Curso de Administraçao, juntamente com a Profa. Janaina Perez, participaram da Palestra Sobre Neuromarketing com prof. Marcelo Peruzzo.

Foi um momento de grande desconstruçao do marketing, e muito aprendizado.


CREFITO 10 - Professores do IES participam de curso de capacitaçao

Os professores do curso de Fisioterapia do IES Caroline Pereira Martins Rocha e André Rocha participaram do curso de Capacitaçao em Classificaçao Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde e a Prática Docente ministrado pelos professores Dr. Eduardo Santana de Araújo e Dra. Tatiana Tanaka Reichert. O evento foi realizado nos dias 24 e 25 de Maio de 2014, e promovido pelo CREFITO 10 (presidente Sandroval Torres).


Visita da Fundação Catarinense de Educação Especial – FCEE ao Laboratório de Anatomia do IES

Nos dias 09 e 10 de Junho de 2014, recebemos nas dependências do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis, cerca de 50 crianças com deficiência auditiva da FCEE- Fundação Catarinense de Educação Especial.

O objetivo da visita foi promover um conhecimento Global sobre o corpo humano.

Os alunos foram auxiliados pelos acadêmicos de Fisioterapia  e Enfermagem e também  pela professora Kátia Motta (Enfermagem FASC) e tiveram a oportunidade de explorar o Laboratório de Anatomia o "deslumbrante mundo do corpo humano".

Agradecemos a visita!


Visita ao Conselho Regional de Administração de Santa Catarina

No dia 08 de Maio os alunos do 5º semestre do Curso Administração visitaram as instalações do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina CRA/SC acompanhados pelo Prof. Luiz Ricardo Espíndola e pelo Coordenador do curso Prof. Fabricio Haubert.  

O objetivo da visita foi aprofundar os conhecimentos dos alunos referente a profissão do Administrador bem como área de atuação e mercado de trabalho. Na ocasião, os alunos também puderam conhecer a estrutura e funcionamento do CRA/SC.


Alunos de Administração visitam o Lar de Acolhimento Orionópolis.

No dia 10 de Maio de 2014, os alunos da 4° fase do curso Superior de Gestão de Recursos Humanos do Instituto de Ensino Superior da grande Florianópolis - IESGF, realizaram uma visita beneficente ao Lar de acolhimento Orionópolis.

Neste dia, alem de vistas descontraídas em todos os dormitórios da instituição, foram entregues doações de alimentos arrecadadas pelos alunos do curso.


Visita a casa de idosos Lar de Zulma

Foi realizada pelos acadêmicos do 8º semestre , do Curso de Ciências Contábeis do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis – IESGF – projeto intitulado “Responsabilidade e Ação Social: a integração da Instituição com a Comunidade”, realizada no dia 31 de maio de 2014, às 14h30, no Lar de Zulma, na localidade de Campinas, em São José. A atividade é objeto das atividades complementares e da CPA.

A referida visita, com o objetivo de realizar ação social, foi repassar alguns produtos de alimentação, higiene e necessidade básica aos idosos, como forma de doação pela turma em, demonstrando a importância da participação dos alunos no processo de responsabilidade social desta ação, sendo considerado um sucesso por todos como projeto de extensão.

Por derradeiro, o objetivo do Projeto é contribuir com a inclusão social, integrar a Instituição e os Acadêmicos com a Comunidade, onde está inserida, bem como despertar nos alunos envolvidos, a importância das atividades, que visam a inclusão social.


Palestra com o Presidente do CRC/SC, Adilson Cordeiro

Foi realizada no dia 14 de maio de 2014, das 19h15 às 20h30 minutos, para os alunos da primeira fase, do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IESGF, palestra com o empresário contábil e Presidente do CRC/SC, Adilson Cordeiro.

O palestrante iniciou sua palestra enfatizando a importância do profissional contábil para a Empresa, Estado e Sociedade, bem como as perspectivas da profissão contábil e os novos rumos que a Contabilidade avança, através das mudanças com o Sped Contábil (Escrituração Digital), as Normas Internacionais, notas fiscais eletrônicas, entre outras alterações na área contábil.

Por derradeiro, mencionou que a profissão ganha destaque ainda maior frente às mudanças que estão ocorrendo, em razão da implementação da convergência às normas internacionais de contabilidade (IFRS) e do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que têm um impacto direto no dia-a-dia das empresas.


Projeto da disciplina de Elaboração e Análise de Projetos

Mais um projeto da disciplina de Elaboração e Análise de Projetos sendo executado!

Os alunos Juliana Araujo Régis, Cintia Luiz, Margarete Oliveira, Bruno Petri, Rafael Petri e Camila Andrade da 5° fase do curso de Administração, fizeram a Páscoa das crianças do CENTRO DE EDUCAÇÃO E TREINAMENTO ESPERANÇA - CETE em barreiros muito mais doce.

Parabéns a Todos pelo projeto.


Projeto de Extensão: Visita e palestra no CRC/SC aos alunos da 1a. fase do Curso de Ciências Contábeis da IESGF

Foi elaborado Projeto de Extensão pela Coordenação de Curso, em que foi agendado visita e Palestra, exclusivamente aos acadêmicos (as) do Curso de Ciências Contábeis, do primeiro semestre, do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis, ao Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, em Florianópolis/SC.

Iniciou-se tal visita às 10 horas, chegada ao Conselho onde houve a recepção aos discentes por parte da Coordenação de Curso, bem como dos representantes legais do Conselho. Após, por volta das 10h15 minutos foi feita a visita aos setores do Conselho pelo Diretor e Contador do CRC/SC, Sr. Cláudio Petronilho, que apresentou os setores de fiscalização, jurídico, contabilidade, compras, cobrança, atendimento, biblioteca, auditório, salas de treinamento. Já às 11h15 minutos, foi proferida palestra sobre a importância da profissão contábil, pela Conselheira e contadora Rúbia Magalhães Halbert. Por derradeiro, às 12h15 minutos, houve o encerramento da visita, com fotos para o Jornal do CRC/SC e distribuição de material e certificado da palestra aos acadêmicos.


Palestra com Sérgio Faraco - O Contador e seu Desafio nas Organizações

Foi realizada no dia 15 de abril de 2014, para os alunos da 1ª fase do curso de Ciências Contábeis, palestra com o Conselheiro Federal do Conselho Federal de Contabilidade e empresário contábil Sérgio Faraco, com o tema o Contador e seu Desafio nas Organizações.

Foi apresentado pelo palestrante aos acadêmicos, os desafios que o mercado espera do novo contador, que deverá estar sempre atualizado. Descreveu as alternativas mercadológicas de investimentos, na carreira de contabilista, tanto no âmbito do setor privado como público. Comentou acerca das mudanças na área contábil, a evolução que passa a contabilidade em suas mudanças, bem como da situação atual da profissão do contador no país, que cada vez mais se torna indispensável sua capacidade, competência e habilidade.

Fez menção acerca da responsabilidade do contabilista, que deverá no uso de suas atribuições enquanto profissional, usar a ética em seu trabalho e na sociedade, que cada vez, está mais exigente.

Afirmou que o mercado para o contabilista, suas opções, são muitas, desde concurso público, seja para carreira de fiscal de tributos municipais, estadual ou federal, contador da receita federal, do Estado (Secretaria da Fazenda) ou do município, Tribunal de Contas, Auditor ou perito judicial. Caso queira mais opções, poderá abrir Escritório de Contabilidade; trabalhar empresa privada, licitações, etc.

Por derradeiro, comentou sobre sua vivência enquanto gestor e empresário contábil, carreira de sucesso, apresentando os incentivos e a motivação que deve se ter na carreira de contabilista.


Campeonato de Ataque e Defesa - IESGF 

O IESGF promoveu no dia 26 de Abril de 2014, o I Campeonato de Ataque e Defesa. O evento foi organizado pela coordenação (Profa. Ana Paula da C.C. da Silva) e Prof. Patryck Ramos Martins, contando ainda com a colaboração dos professores Magnos Roberto Pizzoni, Osmar da Cunha Filho e Paulo Sérgio Horst.

Os alunos do CST em Redes de Computadores constituíram duas equipes:

DEFESA
Aldo Adriano Goncalves Lima - 4a fase
Alessandra Leandro de Oliveira - 3a fase
Deivid Andrade - 3a fase
Geovane Amilton de Souza - 2a fase
Gisely Silva Folster Raymundo - 3a fase
Guilherme Belletti Junior - 2a fase
Jonata Acordi - 4a fase

ATAQUE
Diego Andrade Silva - 2a fase
Ednei Gustavo de Souza - 1a fase
Gabriel Andre Cardoso - 3a fase
Mariane Almeida - 3a fase

A equipe Ataque contou ainda com a colaboração dos alunos Luiz Gustavo Miranda e Luiz Gustavo Brognoli, calouros de Ciência da Computação/IESGF.

Disponibilizado tempo prévio para preparação dos equipamentos e serviços, as equipes aplicaram metodologia e ferramentas específicas, buscando a segurança da rede e a  preservação da sua integridade.

Com o Slowloris, software de ataque Ddos, a equipe Ataque conseguiu o intento de bloquear o serviço da defesa às 12h45. Logo, a equipe Ataque foi declarada vencedora do Campeonato, comemorando com muita festa e, obviamente, aproveitando a supremacia do momento frente à equipe Defesa. Esta já está pensando na próxima edição, que deverá ocorrer em agosto, para a revanche!

Os alunos apresentaram boa performance na conjugação da teoria e da prática em redes de computadores, dentro do esperado pelos professores.  Pode-se observar a disposição de cada um dos envolvidos para trabalhar em equipe, sujeitar-se a mudanças no rumo das ações, sempre fundamentadas no saber tecnológico.

Aos Alunos, Professores, Coordenação Pedagógica e Direção/IESGF, agradecemos a colaboração e apoio para a realização deste evento.


Projeto Peti

Os Alunos da 5ª fase do curso de Administração realizaram no dia 14/04/14 a execução do projeto elaborado na disciplina de Elaboração e Análise de Projetos. O projeto teve como objetivo levar mais alegria para as mais de 250 crianças que participam do Projeto PETI, qual fica localizado na Palhoça SC.

Para a execução do projeto os alunos utilizaram muitas disciplinas do curso, tais como gestão da produção, gestão financeira, e Gestão de projetos.

Parabéns a todos os envolvidos!


Projeto – Avaliação em Fisioterapia

O projeto “Avaliação em Fisioterapia” foi realizado pela professora Cintia Vieira Queriquelli, no dia 29 de março de 2014 aos da 2ª e 3ª fases do curso de Fisioterapia.
Com o objetivo de aprofundar o conhecimento prático em avaliação músculo-esquelética, e abordar as especificidades da avaliação palpatória e demais avaliações complementares, foram realizados métodos de avaliação em fisioterapia, como: palpação óssea e de tecidos moles, testes de mobilidade articular, testes de força muscular e testes especiais para a realização de diagnósticos funcionais dos membros superiores.
Os alunos tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos práticos em avaliação, área de extrema importância para a realização de tratamentos eficazes.


Visita ao Lar dos Velhinhos de Zulma

Foi Realizado no dia 29 de Março 2014 pelos alunos do curso de Recursos humanos uma visita beneficente ao Lar dos Velhinhos de Zulma. Na ocasião foram entregues doações de alimentos e materiais de Limpeza.
Foi uma tarde de muita conversa, e distração com os idosos.


Palestra: Importância da Leitura

Nos dias 24 e 25 de Fevereiro de 2014, os alunos dos cursos de Administração e Recursos Humanos prestigiaram a palestra do Sr José Lauro Fernandes Sobre a Importância da Leitura.

Trata-se de uma palestra com dois objetivos claros e, de fundamental importância para alunos de quaisquer cursos de graduação. O primeiro deles tem o objetivo de tentar transformar alunos regulares em "alunos leitores contumazes".

Para tanto, foram utilizados dados sobre educação lastreados em informes do MEC e, por vezes, do INEP além de pesquisas do IBOPE. Desta forma foi demonstrado de uma maneira agradável - mas contundente -  a defasagem existente entre o aluno leitor e o aluno que meramente se preocupa apenas com sua própria graduação.

As diferenças entre um aluno leitor e um não leitor recebem ênfase específica ressaltando-se o posterior desenvolvimento profissional de cada um e as vantagens que poderão obter simplesmente adotando o hábito da leitura. A segunda meta da palestra foi criar também a necessidade de uma melhora imediata na produção de textos da plateia.

Assim sendo o palestrante falou, de maneira abreviada sobre os três gêneros clássicos da produção de texto com atenção especial para a dissertação. São mostradas maneiras simples e eficazes de se conseguir vocabulário adequado, concisão, clareza, pertinência ao tema e argumentação.

Finalmente, dentro do âmbito restrito de uma simples palestra, foi proporcionado aos alunos a possibilidade de produzir uma dissertação em conjunto onde fica claro que, com métodos aprendidos e aplicados, qualquer um deles irá melhorar - e muito- a divulgação de suas ideias por escrito.


Ver eventos anteriores

Unidade I
Av. Salvador di Bernardi, 503 - Campinas 
São José/SC
Tel/Fax: (48) 3878-2000

Unidade II
R. 7 de Setembro, 23 -  Kobrasol
São José/SC
Tel/Fax: (48) 3878-5000

Unidade III
R. Jomilda Camargo da Cunha,198 - Kobrasol
São José/SC
Tel/Fax: (48) 3247-7173

Unidade IV
Rua João S. Ouriques, 825 - Kobrasol
São José/SC
Tel/Fax: (48) 3257-2525

Todos os direitos reservados © 2002- 2015 - Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis